EBD, para quê?

502

Há tempos que a Escola Bíblica Dominical (EBD), desde sua origem, em Gloucester na Inglaterra, tem como fundamento o ensino da Bíblia e as doutrinas cristãs. A EBD acontece geralmente aos domingos, tendo como professores os membros da própria Igreja.

As Igrejas, em sua maioria, têm deixado de ter em seus organogramas um espaço para as EBD’s e outras têm alongado os cultos e diminuem drasticamente o tempo disponível. É vital que pastores, diretorias e lideranças resgatem a importância da EBD para o ensino da Palavra de Deus, e configura-se como uma oportunidade para os cristãos aprenderem mais sobre as Escrituras, da mesma forma que ajuda no crescimento espiritual e a desenvolverem um relacionamento mais íntimo com Deus.

A comunhão também é desenvolvida, os cristãos passam a se relacionarem melhor uns com os outros, e através dela, os cristãos passam a com partilhar experiências. Não podemos deixar de enfatizar que a EBD pode ser uma preparação para o ministério cristão. Muitos alunos têm a oportunidade de se tornarem missionários no futuro, e tudo isso pelo conhecimento e habilidades que são adquiridas na EBD.

Diante de tantas oportunidades geradas pelas EBD’s é preciso enfatizar que muitas igrejas priorizam outras

atividades e ministérios em detrimento às EBD’s, seja pela falta de recursos humanos, financeiros ou até mesmo por limitação de espaço. A própria falta de interesse dos membros em participar das aulas, as dificuldades na gestão para um funcionamento de forma eficiente e eficaz, ocasionada pela falta de líderes capacitados e um planejamento inadequado, ou até mesmo sem planejamento algum. Há também a utilização de novos métodos de ensino, muitas igrejas escolhem os estudos em pequenos grupos, escolas de discipulados adaptadas as demandas seculares.

É preciso agir de forma incessante na re(valorização) das EBD’s, motivando os membros da Igreja a participarem e enfatizar a importância do ensino bíblico para o crescimento espiritual e fortalecimento da fé. Cabendo a liderança desenvolver campanhas de conscientização sobre a importância da EBD’s e incentivar os membros a convidarem outras pessoas para participarem. O investimento na capacitação dos líderes e professores é basilar, podendo dessa forma conduzirem aulas de forma dinâmica, interativa e atraente.

O planejamento das aulas de forma criativa, com antecedência e não na véspera da aula, ter em mente que o ensino bíblico é importante para a vida cristã. Não podendo ser colocado de lado as parcerias com outras Igrejas e líderes, que podem compartilhar ideias, recursos sobre a EBD, da mesma forma promoverem eventos conjuntos para incentivar a participação e o cresci­ mento das EBD’s.

Seminarista Cleberson Williams dos Santos – Extraído do OJB.

Deixe uma resposta