Amado de minha alma

68

Eu te amo, ó SENHOR, força minha. O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte. (Salmo 18.1-2).

Você provavelmente já ouviu alguém dizer a outro a frase EU TE AMO. Namorados, casados, pais, filhos podem dizer EU TE AMO para o outro. Alguns não conseguem pronunciar essa frase e dizem: “gosto muito de você” ou alguma outra expressão de carinho verbal.

De vez em quando, vejo casais que um dia disseram que amavam-se, mas, em pouco tempo, disseram que odiavam-se. Um casal pode confundir o verdadeiro amor com paixão e logo que as dificuldades aparecem, dizem que não se amam mais.

O poeta português Luís Vaz de Camões (1524-1580) escreveu um soneto sobre o amor, que diz:

Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor O amor verdadeiro é uma decisão deliberada de entrega e doação, mesmo que não haja algum ganho ou troca aparente. Amar é muito mais que um sentimento, é muito mais do que paixão. Mas, por mais bonito que seja esse soneto, e por mais que toque nossas emoções, a maior expressão do verdadeiro amor foi-nos dada por Jesus Cristo e registrado por João: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3.16-17.

Ninguém que de fato tenha experimentado o amor de Jesus Cristo pode amar a Deus e ao próximo verdadeiramente. Em geral, vemos no ser humano expressões sinceras e altruístas, mas também, muitas vezes interesseiras. No entanto, o verdadeiro amor a Deus e ao próximo somente é possível pela vida de Jesus Cristo em nós.

O salmista disse: Eu te amo, ó SENHOR, força minha. Por que amamos a Deus? Porque Ele nos amou primeiro. Ele que se tornou a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refúgio. Por que O amamos? Porque Ele deu a Si mesmo por nós, quando ainda éramos seus inimigos.

Temos vida por meio da morte de Seu Filho na Cruz; temos paz por meio do Seu sangue derramado. Recebemos um Novo Coração, porque Ele destruiu o velho coração na Sua morte. Amor verdadeiro por Deus é, em todos os sentidos, resultado da ação dEle por nós. Ele é o agente eficaz que agora me faz amá-lo de verdade.

Por que O amamos? Porque Ele é a força da minha salvação, o meu baluarte. Em Deus sou plenamente satisfeito por causa do amor do Pai, manifestado em Jesus Cristo e revelado pelo Espírito Santo. Glória a Trindade Santa!

Pr. Eric Gomes do Carmo

Deixe uma resposta