Conquistando o futuro

1575

Quando o apóstolo João tinha aproximadamente noventa e quatro anos, foi mandado pelos romanos para a ilha de Patmos. Ali ele recebeu uma revelação sobre várias coisas que haveriam de acontecer. João coligiu suas visões, registrando-as no livro de Apocalipse. Um livro que fala, basicamente, sobre o futuro.

É admirável a maneira como João se interessava pelas coisas que iriam ocorrer. Normalmente as pessoas idosas pensam mais no passado do que no futuro. Algumas lamentam, saudosas, os bons tempos que não voltam mais.

Outras, mais animadas, passam horas falando sobre antigas experiências. O que está por vir parece não importar.

Sempre que o passado ocupa um lugar tão grande em nossa vida que deixamos de desfrutar o presente ou de contemplar o futuro, algo está errado. Ninguém pode viver do passado. Não importa se somos jovens ou se, como o apóstolo João, já adentramos a terceira idade. Ninguém precisa se aposentar da vida. Nenhuma pessoa deve desistir de fazer planos, de olhar para o futuro, de sorrir e de sonhar.

Perguntaram a um escritor, autor de vários best-sellers, qual de seus livros era o melhor. Sem parar para pensar, ele respondeu: “O próximo!”.Aquele homem se recusava a contentar-se com o que havia alcançado. Na sua opinião, ainda não havia dado o melhor de si. Assim como ele, todas as pessoas de sucesso têm a característica de esperar muito do futuro e de si mesmas. Elas acreditam que o melhor está por vir.

O primeiro milagre que Jesus realizou foi a transformação da água em vinho. A Bíblia diz que “tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o vinho bom e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora” (João 2.9,10). O Mestre quis ensinar com aquele milagre que servimos a um Deus que deixa o melhor para o final.

A falta de reconhecimento e de gratidão é um erro. Entretanto, a acomodação é um erro ainda maior. Erga o seu rosto. Renove suas esperanças. Pare de olhar para trás. Acredite: o melhor está por vir! O Senhor convida você para viver aventuras de fé, recebendo as bênçãos celestes e sendo uma bênção na vida dos outros. Lembre-se: o melhor vinho foi guardado para o fim.

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta