Comando Descrente

113

Quando Samuel viu Saul, o SENHOR lhe disse: “Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo”. (I Samuel 9.17).

Devido à pressão do povo, Deus orientou Samuel a ungir Saul como rei. Segundo critérios humanos, Saul seria um rei perfeito. Tinha pai rico, era alto e bonito. Eles se encontraram devido a um incidente com as jumentas do pai de Saul, que o levou a procurar Samuel, aconselhado por um servo de seu pai. Parece que Saul não tinha familiaridade com a fé. Não sabia quem era Samuel, o líder espiritual de Israel. Mas, como atendia os critérios humanos, era o rei ideal para Israel.

Saul foi ungido rei. Samuel lhe disse quais seriam os sinais de Deus que confirmariam seu chamado. Após os sinais, ele retornou e seu tio lhe perguntou por onde andou. Quando ele disse que foi até Samuel, seu tio se interessou no ocorrido e lhe perguntou sobre o que aconteceu entre eles. Saul lhe contou os fatos, mas omitiu a unção para o reinado. Ele foi humilde, cauteloso ou incrédulo? Líderes que separam liderança de espiritualidade não conduzirão o povo na vontade de Deus.

Saul já tinha sido ungido, mas, Samuel teve a confirmação divina, diante do povo, mediante sorteios entre as tribos, entre as famílias até chegar ao nome de Saul, que tinha se escondido entre as bagagens. Um documento foi redigido, para normatizar a conduta do rei. O povo bradou: “Viva ao rei!”. Pessoas se dispuseram a apoiá-lo, acompanhando-o constantemente. Recebeu, também, oposição logo de início.

O que é a rebeldia: queriam tanto um rei, quando Deus dá, murmuram!

Um rei amonita sitiou uma cidade israelita, impondo uma condição: deixar todos os cidadãos dominados vivos, mas com o olho direito furado. Os israelitas pediram uma semana para pedir ajuda. Saul ficou sabendo e convocou todo o Israel para a guerra contra os amonitas. O exército, liderado por Saul, abateu as forças inimigas, o que confirmou seu chamado, novamente. E o povo se alegrou.

O que é preciso acontecer para que aprendamos a confiar mais em Deus que nos homens?

Pr. Roberlan Julião
Colaborador deste Portal –  E-mail: falecompalavrasimples@gmail.com

Deixe uma resposta