Uma mensagem de Ano Novo

350

Algumas canções realmente ficam para a História, não apenas pela beleza melódica e rítmica, mas, sobretudo, pela letra, que se aplica a qualquer época. “Rompendo em fé”, composta por Edson e Ana Feitosa, é uma destas. Quando foi lançada, nos anos 1990, a expressão “rompendo em fé” era compreendida apenas pelos pentecostais. Era um evangeliquês novo, que assustava os tradicionais, habituados a outros jargões.

Apesar disso, todos exultavam com o trecho que foi capaz de brilhantemente conectar o novo e o antigo testamentos: “Se diante de mim, não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas”.

Não era apenas uma frase de efeito, mas uma verdade ainda impensada, uma saída inesperada, uma solução que se popularizou. Todo compositor gostaria de ter pensado primeiro nessa frase. Então, depois disso, veio uma enxurrada de cânticos reforçando a mesma ideia ou em busca de uma “sacada” tão brilhante quanto.

Relembre a letra toda (se souber, vá cantando enquanto lê): “Cada vez que a minha fé é provada, Tu me dás a chance de crescer um pouco mais. As montanhas e vales, desertos e mares que atravesso me levam pra perto de Ti. Minhas provações não são maiores que o meu Deus e não vão me impedir de caminhar. Se diante de mim, não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas. Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder. Rompendo em fé, com ousadia vou mover no sobrenatural. Vou lutar e vencer, vou plantar e colher, a cada dia, vou viver rompendo em fé”. Essa letra parece um trecho bíblico de tão inspirada que é.

Nos últimos anos, além dos empregos, muitas pessoas perderam dinheiro e oportunidades de crescer em todas as áreas. Neste ano, antes de pedir que Deus lhe restitua tudo o que você perdeu, busque a disposição de romper em fé o próximo ano, afinal, “sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que Ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hebreus 11.6).

E mais: teremos que ter fé dobrada neste ano, pois, quem pede restituição do passado não pode parar de orar pelo futuro. Teremos que vencer os obstáculos do passado e os obstáculos do futuro, mantendo um olho lá atrás e outro lá na frente. Por isso, sempre que o fardo começar a pesar, não se esqueça de cantar confiante: “Minhas provações não são maiores que o meu Deus e não vão me impedir de caminhar”. Ô glória!

Ano novo pegando marcha é tempo de outra vez enfrentarmos os fantasmas do passado, de nos reencontrarmos com algo mal resolvido ou parcialmente conquistado, de revermos projetos abandonados, relacionamentos rompidos e objetivos semifinalizados.

Então, é momento de relembrar outro trecho da canção: “As montanhas e vales, desertos e mares que atravesso me levam pra perto de Ti”. Isso porque, abrir as gavetas do passado em busca da bênção de Deus será um meio de você, no tempo presente, se aproximar do Deus da bênção. Sem contar que também será desafiante e gratificante estimular a fé que guardamos na alma, afinal, será nossa “chance de crescer um pouco mais”.

Mas que Edson e Ana Feitosa não me ouçam agora, pois, dependendo da situação, faço paródia do refrão dessa inspirada canção. Costumo cantar “rompendo a pé”, quando é preciso caminhar sem carro, sem Internet, sem templo, sem audiovisuais, sem microfone, sem banda, apenas com a Bíblia em mãos e com Jesus no coração, batendo de porta em porta.

Canto “rompendo em pé”, quando dá vontade de parar e sentar, ou quando a fé esmorece e as pernas se cansam. Todavia, sabemos que é preciso romper e vencer os obstáculos de pé, sem cair. Já, “rompendo em ré” não canto jamais. Só caminho para frente, olhando para o alto, pois, “se diante de mim, não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas”. Também costumo cantar “rompendo inté” (versão mineira de “Rompendo até”). Rompendo inté Jesus vortá, orando sem faiá e trabaiano sem ismorecê.

Por fim, saiba que com esta canção você está declarando que, ao romper em fé, sua vida se revestirá do poder de Deus. É divino entender que, quanto mais dependemos de Deus, mais recebemos d’Ele o poder. É a comprovação do milagre de que temos em nosso espírito a presença do Espírito Santo. É por isso que podemos cantar com firmeza: “se diante de mim, não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas”.

E se não der para andarmos sobre as águas, vamos voar, ou um anjo vai nos carregar, ou um vento vai soprar, ou um paraquedas vai surgir, enfim, opções não faltarão, pois o nosso Pai é o Deus dos impossíveis, Deus de milagres, Deus que provê, Deus que sara, Deus que liberta e que nos garante a vitória. Por tudo isso, podemos cantar a plenos pulmões que, nesse novo ano “Vou lutar e vencer, vou plantar e colher, a cada dia, vou viver rompendo em fé”.

 Por Atilano Muradas – Jornalista, Teólogo, Escritor e Compositor. Extraído do livro “Se todos os artigos fossem lidos” (Editora Muradas)

Deixe uma resposta