Uma geração que conhece ao Senhor

344

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra” (Oseias 6.3).

Para conhecer ao Senhor é preciso dedicação e perseverança. Será preciso dedicar-se e investir tempo nesse relacionamento. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” traduz uma declaração hebraica que enfatiza o esforço ou a dedicação de alguém em procurar a conhecer o Senhor. A palavra “prossigamos”, por exemplo, traduz um vocábulo que traz a ideia de “perseguir”. Por isso que algumas traduções, como a Nova Versão Internacional (NVI) traduzem essa frase assim: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo”.

Essa frase foi registrada pelo profeta Oseias num período muito complicado da história do povo de Israel. Muitas pessoas estavam abraçando a apostasia e promovendo o culto a Baal. Ao invés de olharem para o Senhor como o soberano provedor, os israelitas estavam olhando para o falso deus cananeu como a razão da fertilidade e prosperidade que desejavam. Enquanto os líderes religiosos de Israel não se mostravam motivados a combater a idolatria, a corte israelita também estava constantemente envolvida em corrupção e injustiça. A palavra que definia bem todo aquele ambiente era “imoralidade” – espiritual e social. Foi nesse contexto que Deus levantou o profeta Oseias para denunciar a infidelidade de Israel. Inclusive, a própria vida familiar de Oseias serviu como uma analogia do relacionamento entre o Senhor – o marido bom – e Israel – a esposa infiel. Então Oseias profetizou sobre o juízo de Deus que inevitavelmente cairia sobre a nação por causa do pecado. Isso se cumpriu por ocasião do exílio após a queda de Israel.

Numa interpretação primeira, essa declaração é uma conclamação feita pelo próprio profeta com o objetivo de fazer com que o povo se voltasse novamente para o Senhor. Nesse sentido, a ideia era enfatizar a necessidade do arrependimento e conversão para que Deus pudesse responder com misericórdia e sarar as feridas da nação.

Numa segunda interpretação, a declaração: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” não é apenas um convite de Oseias, mas de todos os israelitas piedosos que resistiam no meio do restante do povo depravado. Como na primeira interpretação, o objetivo era proclamar que ainda havia esperança de cura se o povo impenitente abandonasse o seu pecado e se dedicasse a conhecer mais e mais ao Senhor.

Em qualquer dessas interpretações descobrimos que  o povo pensava que bastava uma demonstração de compromisso para que automaticamente Deus derramasse suas bênçãos. Não era simples assim, o Senhor exigia firmeza e constância nas atitudes. “Conheçamos e

prossigamos em conhecer ao Senhor”. Somente após conhecer e prosseguir em conhecer, “Como a alva, será a sua saída; e Ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra”.

A história registra que os israelitas não estavam arrependidos genuinamente; apenas queriam escapar do juízo de Deus. O povo queria as bênçãos do Senhor, não um compromisso sincero com Ele. Diferentemente do comportamento superficial e inconstante dos israelitas do tempo do profeta Oseias, que a nossa igreja possa declarar hoje, de forma sincera e comprometida as conhecidas palavras: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.

Que sejamos a geração que conhece e prossegue em conhecer ao Senhor.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta