Trabalho em Equipe

199
Foto: Reprodução.

Os israelitas fizeram todo o trabalho conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés. (Ex. 39.42).

Deus chamou Moisés para libertar Israel. Capacitou-o para tirar o povo do Egito. Revelou-lhe as leis para conduzir os israelitas e estabeleceu critérios para o culto. Separou e capacitou pessoas para concretizar o projeto.

A arca da aliança foi construída. A mesa e os seus utensílios, também. O mesmo se deu com o candelabro de ouro, o altar do incenso, o altar dos holocaustos e o pátio. O material para a construção do tabernáculo foi relacionado e pesado por ordem de Moisés, sob a direção de Itamar. Usado por Bezaleu e Aoliabe, conforme a orientação recebida. Assim estes líderes comandavam os trabalhadores.

Os sacerdotes deveriam estar bem adornados com as vestes sacerdotais, para então ministrar a Deus e ao povo. Porém, para que isso acontecesse, houve uma mobilização de pessoas que fariam as vestes litúrgicas, inclusive o colete sacerdotal e o peitoral, com fios de ouro e pedras preciosas.

Depois de todo o trabalho feito, trouxeram tudo o que foi feito, para Moisés inspecionar. Ele os abençoou, após verificar que os trabalhadores executaram o que seus líderes recomendaram, constatando que estes atenderam a direção de Itamar, que atendeu a ordem de Moisés, que obedeceu a Deus.

E se Moisés não atendesse a Deus? Ou, se ele atendesse a Deus, mas Itamar não lhe obedecesse? Ou, se ambos obedecessem às ordens recebidas, mas Bezaleu e Aoliabe não obedecessem? Se Aoliabe quisesse ter mais notoriedade que Bezaleu? E se os trabalhadores não se empenhassem? Imaginou o final?

Todos querem fazer parte de uma equipe vencedora. No entanto, e para tanto, precisamos resistir à tentação de nos considerarmos superiores aos outros, de desconfiar dos outros, de dominar os outros. Quando isso acontece, um indivíduo prejudica o trabalho do outro, e todos acabam prejudicando seu próprio trabalho. Isso traz vergonha para o povo de Deus, que age de uma maneira que nem mesmo os demônios agem, pois até os demônios são unidos (Mateus 12.25,26).

Onde há submissão, ninguém é melhor do que ninguém e todos obedecem a Deus.

Pr. Roberlan Julião
Colaborador deste Portal –  E-mail: falecompalavrasimples@gmail.com

Deixe uma resposta