Passando pelas Tempestades

821
Foto: Reprodução.

Somos absolutamente frágeis. Passamos pelas tempestades da vida com apreensão, medo e certos de que humanamente não podemos vencê-las. A tempestade pela qual Jesus e os Seus discípulos passaram no Mar da Galileia, é um interessante fato sobre o qual devemos nos debruçar e aprender lições (Mateus 8.23-27). Neste texto, temos duas reações distintas: a de Jesus, descansando, e a dos discípulos, apavorados, com medo e pânico. Temos Jesus Cristo 100% Deus e 100% homem. Nesta tempestade marítima, o Senhor divino-humano ensinou tremendas lições aos Seus discípulos e a nós, hoje.

Nesse tempo conturbado, confuso, tempestuoso ou num tempo de bonança, a reação de Jesus será sempre o nosso referencial, modelo ou exemplo a ser seguido. Ele mesmo ordenou que aprendêssemos dele que é manso e humilde de coração (Mateus 11.29). Nas tempestades que experimentamos, precisamos descansar (confiar, exercer a nossa fé) no Senhor e esperar pacientemente nele (Salmo 37.7). Quando temos medo, insegurança e desespero diante de situações adversas, ainda não estamos confiando naquele que TUDO pode (Filipenses 4.13). Não nos esqueçamos: estamos nos relacionando com o Senhor que nunca falha. Um Senhor que é sempre fiel e não pode negar-se a si mesmo (2 Timóteo 2.13).

Como o salmista no Salmo 121, precisamos elevar os nossos olhos para o alto porque é de lá que vem o nosso socorro. No Salmo 46, temos um exemplo clássico de tempestade e quietude. Dentre muitos atributos, nosso Deus é Onisciente, Onipotente, Onipresente e Imutável. Não nos esqueçamos de que Jesus Cristo, o Deus Filho, acalmou o Mar da Galileia (Mateus 8.26). Ele nos prometeu a Sua companhia todos os dias até à consumação dos séculos (Mateus 28.20). Então, vamos confiar no Senhor que jamais nos decepcionará. O Seu cuidado é perfeito. O Seu amor é imutável. Ele jamais se esquecerá dos Seus filhos tão amados (Isaías 49.15).

Descansemos no Seu amor incondicional. Diante das tempestades da vida, que o Senhor Jesus encontre em nós uma fé robusta diferente da pouca fé dos discípulos que estavam no barco (Mateus 8.26). Uma coisa é observar o Senhor e outra é caminhar com Ele. Nas circunstâncias mais difíceis da vida, em Cristo Jesus, somos mais que vencedores (Romanos 8.37).

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Colunista deste Portal 

Deixe uma resposta