O poder das riquezas versus o poder da paciência

1272

“Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima.” (Tg 5.8).

Há poucos dias vimos mais uma edição dos jogos olímpicos. Os Jogos de Tóquio foram diferentes das olimpíadas anteriores de diversas maneiras: por causa da pandemia foram realizados com um ano de atraso e sem a presença do público, novas modalidades foram incluídas, tivemos nossa medalhista mais jovem… Porém, algo que não muda nas competições esportivas é a rivalidade. Dentre vários que disputam a tão sonhada medalha de ouro, apenas um atleta ou equipe conquista o primeiro lugar. Da mesma forma, muitas são as atitudes que disputam nosso coração.

Em Tiago 5.1-12, podemos aprender sobre uma das mais acirradas batalhas que ocorrem em nosso coração – a luta das riquezas deste mundo contra a esperança do porvir. De um lado o dinheiro e suas promessas de alegrias e realizações aqui e agora. Realizações e prazeres palpáveis e exibíveis. Doutro lado do “ringue”, a promessa de vida eterna e bençãos espirituais sem medida. Esperança invisível e futura que não pode ser tocada ou experimentada agora, mas que dita o hoje à luz do amanhã garantido por Deus no Evangelho de Jesus Cristo.

Quais são os conselhos que o pastor de Jerusalém nos dá para que a esperança de Jesus seja a vencedora?

O poder das riquezas é enganoso (Tg 5.1-6)

Perceba que o tom de Tiago neste trecho é de condenação. Um coração arraigado nas riquezas deste mundo está longe de Deus. Ao confiar no que tem, o homem esquece-se de ser aquilo que Deus planejou que ele fosse. O Senhor nos planejou para manifestar sua glória. No altar do dinheiro, o homem procura erguer seu próprio nome acima dos outros numa tentativa vá de usurpar a glória do Senhor.

Ao abraçar o vil metal como razão de sua existência, os que tem usam sua condição para explorar o que não tem (v. 4). Moldam um sistema corrupto que os beneficia às custas de pessoas corretas. Nas palavras de Tiago, seu destino é terrível. Em uma palavra, seu futuro é descrito: desgraça.

O poder da paciência é sustentador (Tg 5.7-11)

No verso 7 percebemos a conexão com o trecho anterior. Tiago introduz o tema da paciência com um “portanto”. Uma explicação para esta ligação pode ser que os justos oprimidos por ricos perversos e corruptos (v. 6) podem ser os próprios cristãos pastoreados pelo autor da carta. Se de um lado estão os avarentos, noutro devem estar os verdadeiros crentes que esperam por algo muito maior e melhor do que este mundo possa oferecer.

A própria ordem criada revela que é com paciência que devemos esperar que a terra nos dê o alimento.

Aquele que planta não pode exigir que seu investimento tenha retorno imediato. Mais do que simplesmente capital investido, são necessários o trabalho diligente e a dependência paciente. Assim devemos esperar a volta de Jesus: orando e trabalhando (ora et labora). Bons exemplos desta postura podem ser extraídos do Antigo Testamento. Tiago destaca que tanto os profetas quanto Jó foram exemplos de paciência e perseverança.

Suportaram o sofrimento tendo em vista uma recompensa muito maior: a contemplação do Senhor (cf. Jó 42.5). O Senhor é bom e, pela fé, podemos receber suas grandiosas e graciosas recompensas (Hb 11.6).

A esperança na prática: um falar reto, sincero e coerente (Tg 5.12)

De que modo isso se aplica à nossa realidade? Confiar no Senhor e esperar pacientemente o cumprimento de suas promessas tem relação direta com nossos compromissos. Por isso esta passagem termina

com estas palavras: “Sobretudo, meus irmãos, não jurem, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação” (Tg 5.12). O que espera no

Senhor não busca aquilo pelo qual precisa mentir para conseguir. Nesta citação indireta do Sermão do Monte (Mt 5.34-37), Tiago mesmo nos aplica dizendo (em outras palavras) que o crente que tem toda sua esperança no cumprimento das promessas de Deus não valoriza tanto os valores desta terra ao ponto de desonrar seus compromissos assumidos ou de fazer promessas que não poderá cumprir.

Quão fidedigna é nossa palavra? Se a esperança é vitoriosa nas batalhas do nosso coração, honraremos nossos compromissos e não assumiremos compromissos que não podemos honrar. Que o apelo desta sociedade consumista não seja suficiente para nos derrotar nesta luta.

Pr. Lucas Rangel de Castro Soares.

Deixe uma resposta