Nossas orações e as promessas de Deus

1198

“Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; porquanto é por meio dele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio” (2 Coríntios 1.20).

Jesus Cristo é o “sim” e o “amém”. As promessas e as profecias se cumprem nele, por meio dele e para a glória dele. Orações feitas em nome dele cooperam para que os planos do Senhor se realizem. Isso acontece porque Deus gosta de cumprir promessas e responder orações. Todo milagre é o cumprimento de uma promessa e a resposta de uma oração. John Wesley afirmou: “Deus nada faz senão em resposta à oração”.

Existem 8.610 promessas na Bíblia, sendo que 7.706 delas estão no Velho Testamento e 1.104 no Novo Testamento. Precisamos conhecer essas promessas e orar por seu cumprimento. Devemos andar “firmes nas promessas de Jesus”, como diz a bela letra do Hino 154 do Cantor Cristão. Daniel orou pelo cumprimento de uma promessa (Daniel 9.1-3). Simeão orou pelo cumprimento de uma promessa (Lucas 2.25-32). João orou pelo cumprimento de uma promessa (Apocalipse 22.20).

“Porque a promessa vos pertence a vós”, declara a Escritura (Atos 2.39). “Deus não é homem, para que minta” (Números 23.19). O primeiro passo consiste em conhecermos as promessas do Senhor. Não devemos perdê-las nem confundi-las. Em segundo lugar, é necessário que confiemos nessas promessas. Não podemos duvidar delas nem desprezá-las. O terceiro passo consiste em orar pelo cumprimento das promessas. Não devemos nos acomodar nem negligenciar essa tarefa.

Deus é perfeitamente capaz de cumprir as suas promessas sem a nossa ajuda. Mesmo assim, quando lemos a Bíblia percebemos que ele nos incentiva a pedir, buscar e bater. Todas as promessas têm em Cristo o “sim” e o “amém”, porque o Senhor honra o nome do seu Filho. Esse é um estímulo poderoso para que nos apliquemos à oração.

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta