Dia da Escola Bíblica Dominical

67

Estamos vivendo a Pós-modernidade, com ela temos uma conjuntura do mundo muito própria e com características que vão desde a aceleração avassaladora nas tecnologias, até as mudanças na forma de pensar a sociedade e suas instituições. Nestes tempos, muitos valores morais tradicionais estão sendo considerados ultrapassados, há muito subjetivismo, tudo é relativo, nada é absoluto. As instituições que antes eram fortes e símbolo de segurança, agora estão caindo em descrédito; os meios de comunicação de massa induzem as pessoas ao consumismo e ao imediatismo, enquanto as redes sociais trabalham incansavelmente para gerar dependência psicológica, individualismo e isolamento social e espiritual.

Este contexto desafia a igreja a ser relevante, a estar “fundamentada na Palavra, que vive por e para Cristo”. A Educação Cristã precisa ser sólida, voltada não apenas para o constante aprendizado, mas também para a vivência prática e transformadora por meio das Escrituras Sagradas. O estudo bíblico visa despertar a consciência individual para o fato inegável de que as relações humanas, no contexto do mundo atual, precisam estar alicerçadas nos valores centrais do reino de Deus.

Mesmo em tempo de pandemia e das dificuldades que assolam o momento, vemos que a igreja não para, porque a igreja somos nós. Desta forma, o estudo da Palavra de Deus também não pode parar, pois ele é fundamental para a Igreja do Senhor em todas circunstâncias e épocas. Ainda que remotamente (online), o estudo das Escrituras através da EBD, ajuda os cristãos a permanecerem firmes mediante as dificuldades, além de alinhar e treinar a mente e o coração para eternidade. Neste sentido, a tecnologia tem sido uma ferramenta importante no processo de aprendizagem e comunhão do povo de Deus, seja nas salas de reuniões online ou nas transmissões em canais abertos como o Youtube, as famílias continuam reunidas e aprendem a Palavra de Deus na EBD e nos cultos online. É maravilhoso ver como Deus é bom!

A EBD, portanto, é este espaço que une as famílias e faz desenvolver uma fé sólida, fruto da reflexão bíblica. Por isso, é importante estarem juntos, mesmo que em casa, estudando a Palavra que liberta e leva os remidos para o céu de glória. Jesus disse, “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.18-20). A Escola Bíblica deve ensinar o que Jesus ensinou. Nela os irmãos têm a oportunidade de aprender, trocar ideias, compartilhar experiências e fortalecer uns aos outros. Esse aprendizado ajuda no fortalecimento da fé e desenvolve a maturidade cristã necessária para enfrentar vitoriosamente os problemas da vida.

Os dias são maus, e uma das consequências principais desses dias é o afastamento do povo de Deus da sua Palavra e do compromisso com a igreja. A pandemia apenas escancarou essa triste realidade que vem assolando a igreja, enfraquecendo e distanciando os eleitos de Deus. Todos estão de alguma forma preocupados, tristes por tantas notícias ruins, perdas de conhecidos, amigos, irmãos, porém, quando se lê e aprende a Palavra de Deus, ela fortalece, anima o coração e mente a prosseguir para o alvo (Jesus) e crer que a vida na terra é passageira e está sob o controle absoluto de Deus.

Nesse sentido, é necessário relembrar neste dia, que a Escola Bíblica se constitui um instrumento fundamental dentro de uma igreja local, pois é responsável pelo ensino da Palavra de Deus de maneira didática e pedagógica. Desde o seu surgimento no fim do século XVIII, na cidade de Gloucester no sul da Inglaterra, pelo jornalista Robert Raikes, a EBD continua sendo um poderoso instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão, como também um potencial de evangelização.

Se você deseja alcançar o propósito de Cultivar relacionamentos saudáveis contribuindo para a formação de discípulos frutíferos”, valorize a EBD! Ela tem sido um instrumento valioso nas mãos de Deus para evangelização, discipulado, treinamento e aperfeiçoamento de homens e mulheres ao longo de centenas de anos. Ore pelos diretores e professores da EBD. Participe Igreja do Senhor Jesus!

Pr. Thiago Neves Carvalho – Extraído da Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil.

Deixe uma resposta