Comprovando a Fé

1381

Leitura Bíblica: Tiago: 2. 1-18.

Neste estudo, Tiago fala sobre um problema recorrente na igreja naquele tempo.

Problema esse que deveria ser corrigido como uma evidência da fé que os irmãos professavam: o preconceito. Ele cita o problema do preconceito para corrigir os cristãos, mas aproveita para ampliar o entendimento da relação entre a fé e as obras. Podemos apreender três realidades sobre a fé: nossa fé é avaliada, a fé morta mata e a fé verdadeira é comprovada.

NOSSA FÉ É AVALIADA (v.1–13).

Tiago mostra que nosso comportamento com as pessoas revela qual a qualidade da nossa fé. Preferências e acepção de pessoas não são atitudes de seguidores de Cristo. Tratar bem um rico e desprezar um pobre, é negar a fé cristã. Jesus não distinguia pessoas por cor de pele, qualidade das roupas, ou dinheiro. Jesus, o rei da glória, se fez pobre e atendeu ricos e pobres; religiosos e cobradores de impostos; doentes, crianças; israelitas e gentios. Como Deus não considera as diferenças nacionais, sociais, culturais e econômicas, nós não podemos favorecer pessoas em detrimento de outras. Devemos tratar as pessoas como Deus trata, com base no mandamento do amor que evidencia a qualidade da nossa fé.

A FÉ MORTA MATA (v. 14–17).

A fé é um dom fundamental para o cristão. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Tudo o que fazemos sem fé é pecado (Rm 14.23). Nem todas as pessoas que dizem crer em Jesus estão salvas (Mt 7.21). Muitas dizem crer, mas sua fé é morta. As pessoas com uma fé morta não têm obras. No lugar das obras, aparecem belos discursos, muitas palavras. Elas conhecem as doutrinas, mas não praticam. Têm discurso, mas não têm vida. A fé está apenas na mente, mas não no coração. Como crentes, devemos ajudar a todos e, principalmente, aos que professam a mesma fé (Gl 6.10). Tiago é claro em afirmar que a fé sem as obras é morta (v.17 e 26), e uma fé morta não salva ninguém pois é uma fé intelectual, inútil e incompleta. Não podemos ignorar as necessidades do próximo e dizer que somos cristãos. Esse tipo de fé não produz vida, apenas morte, pois não é alimentada pelo amor.

A FÉ VERDADEIRA É COMPROVADA (v.18).

Aqui Tiago se dirige a pessoas que separam a fé das obras. Tiago quer dizer que em todas as suas boas obras, a fé é o ingrediente principal. A verdadeira fé é comprovada pelas obras coerentes com o seu discurso. Portanto não há fé sem as obras agradáveis a Deus e nem há obras sem a fé verdadeira. De fato, a verdadeira fé é acompanhada e comprovada por obras de obediência a Deus.

Que nossa fé seja coerente com a sã doutrina, para que nossas proclamações sejam adornadas pelo fruto do Espírito (Gl. 5.22-23). E que este fruto revele a fé que professamos, o evangelho que vivemos e cremos.

Pr. Hanri de Oliveira Pinheiro

Deixe uma resposta