Terrenos do Coração

1299

Em Lucas 8.4-15, encontramos a Parábola do Semeador. Ela explica por que a Palavra de Deus não produz o mesmo efeito em todas as pessoas. A culpa não é da semente, e sim do solo. De que é feito o seu coração?

Alguns corações são um terreno endurecido (vs. 5,12). Têm contato com a semente do evangelho, mas não se arrependem, não creem e não são salvos. Parecem ser mais duros do que o diamante!

É triste ver pessoas que são simplesmente indiferentes à voz do Senhor. Elas cometem um erro que acaba por custar as suas próprias vidas.

Existe também o caso dos corações impulsivos (vs. 6,13). São os corações daqueles que se interessam, mas sem inteireza de alma.

São “fogo de palha”, como se costuma falar. Diante da primeira prova, essas pessoas voltam atrás e abandonam o caminho do Senhor. “Tantos que corriam bem já não mais contigo vão”, diz a letra do antigo hino.

Outras pessoas têm um coração dividido (vs. 7,14). Elas deixam de ser salvas não por causa das dificuldades, e sim devido ao amor às coisas terrenas. A religião desses indivíduos é o trabalho, a tradição, o namoro, o dinheiro, o prazer ou qualquer outra coisa que é colocada antes do próprio Deus. Ninguém pode servir a dois senhores…

Mas, graças a Deus, existem homens e mulheres que possuem um coração receptivo (vs. 8,15). A boa semente, quando cai em um terreno assim, faz maravilhas. Brota e frutifica. Produz salvação, vida e paz. Um coração aberto é o que Deus espera para transformar as nossas vidas e para escrever o nosso nome no céu.

Por milhares de anos o evangelho vem sendo anunciado a milhões de pessoas. Os missionários, pregadores, pastores e todos os crentes têm lançado à terra a boa semente. Examine o seu coração.

Veja do que ele é feito. Tenha um coração receptivo. Entregue-se ao amor e ao poder do Salvador.

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta