O poder do Evangelho

1093

O Evangelho é o instrumento que Deus usa através do Espírito Santo para fazer Suas obras, concernentes a salvação do homem.

Pelo Evangelho a chamada de Deus é lançada: Quando Cristo é anunciado através da pregação do Evangelho, uma chamada geral é lançada a todos os homens. A semente é lançada a todo tipo de terra (Mc. 4:1-20) e a mensagem da responsabilidade de se arrepender dos pecados é para todos os homens (At. 17:30). João 17:20, “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”. Pregamos a todos os homens para que os mesmos ouçam de coração a voz do Bom Pastor e venham a crer em Cristo para a sua salvação eterna. Chamar todos os homens em geral ao arrependimento é uma obra do Espírito em convencer e a pregação clara do Evangelho. (Rm. 10:17) “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”). Por isso o ajuntamento do Senhor, a Igreja, é mandado ir por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura (Mc.16:15). Enquanto esse Evangelho soa a todos agora, será que você está ouvindo de coração a verdade de Cristo? Está sendo convencido dos seus pecados? Se está oprimido pelo seu pecado, venha a Cristo o Salvador dos pecadores! Ele, o Justo, padeceu no lugar dos injustos para levar os que creem nEle à Deus (I Pe. 3:18). A promessa da salvação é para aqueles que ouvem a Sua palavra, chamando-lhes ao arrependimento e fé em Cristo.

Pelo Evangelho a geração de Deus é conhecida: A obra de Deus pelo Seu Espírito Santo, testificando de Jesus Cristo pelo Evangelho, não fica encoberta por muito tempo.  Pode ser que a operação do Espírito Santo seja misteriosa (Jo. 3:8), mas quando a vida nova, a natureza nova é uma realidade, a sua manifestação pública segue logo pela obediência da Palavra de Deus. Isso se vê pelo exemplo do eunuco etíope, que pediu o batismo (At. 8:35-39), do apóstolo Paulo, que se submeteu à vontade de Deus e a obedeceu (At. 9:5-8,18), de Lídia, que pediu para ser batizada e cuidou dos servos do Senhor (At. 16:14,15) e outros milhares (At. 2:37-41). Se o Evangelho pregado lhe traz conforto, alegria e perdão, essa realidade se manifesta pela sua obediência à Palavra de Deus! Pela transformação da mensagem de Cristo, é produzido nos que estão em Cristo, a importância de pregar o Evangelho a toda criatura.

Pela pregação do Evangelho os não salvos são julgados: A pregação da mensagem do Evangelho e entendimento do mesmo, não somente manifesta os que creem em Cristo quanto sela a condenação dos que O rejeitam até a morte. A própria Palavra de Deus pregada e rejeitada será uma forte acusação no dia do grande julgamento. Não há escape da condenação eterna se alguém não se submeter à Ela (Lc. 16:27-31; Hb. 2:3). A mensagem do Evangelho é Cristo: o único caminho a Deus (Jo. 14:6), o único nome pelo qual devemos ser salvos (At. 4:12), o único fundamento a construir a sua fé (I Co. 3:11), a única obra que satisfaz a Deus por completo (Is. 53:11). A mensagem que Deus mandou que preguemos aos pecadores é: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho”. (Mc. 1:15). Rejeitar, é selar a sua condenação eterna (Jo. 3:36).

Pregar o Evangelho é algo muito sério (II Co. 2:15-16). Ninguém é idôneo para tal responsabilidade, mas de fato os salvos são enviados a pregar essa mensagem e os não salvos são mandados a crer nela.

Sejamos obedientes!

Pr. João Luiz Vieira

Deixe uma resposta