Função Ministerial do Diácono à luz da Palavra de Deus

760

Meus queridos diáconos e diaconisas, à luz do tema desta pastoral eu lhes faço uma pergunta: quem deveria ser um diácono? 0 que a Bíblia diz que os diáconos devem fazer?

À luz da Bíblia, o diaconato é uma ordenança divina, mas ainda hoje, em alguns lugares, quando se fala nesse cargo, a maioria das pessoas só pensa em alguém para cuidar da portaria, ordem dos cultos, servir ceia e outros meios. Existem muitos membros que ainda chegam a ter medo de diácono por causa da sua forma errada de agir na obra do Senhor.

Queridos, o papel bíblico dos diáconos é cuidar das necessidades físicas e logísticas da Igreja, de modo que os pastores possam se concentrar somente no seu chamado primário.

Essa distinção é baseada no padrão encontrado em Atos 6.1-7. Os após­ tolos eram devotados “à oração e ao ministério da palavra” (v. 4). Esse era o seu chamado primário e sete homens foram escolhidos para lidar com assuntos mais práticos, de modo a dar aos apóstolos a liberdade para continuarem a sua obra. Essa decisão agra­ dou à Igreja e, após a imposição das mãos, eles saíram para cumprir sua função. Sabemos que fizeram um bom trabalho pelos resultados que se seguiram: “crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé” (At 6.7).

A escolha de homens e mulheres para efetuarem os negócios da Igreja, de modo que os apóstolos pudessem ficar livres para seu trabalho especial de ensinar a verdade, foi grandemente abençoado por Deus. Uma coisa importante que precisamos saber é que na Igreja do Novo Testamento havia dois cargos ou posições de governo: presbíteros e diáconos. Tudo indica que os diáconos eram auxiliares dos presbíteros na execução da obra de Deus. Os diáconos possuem uma função crucial na vida e saúde da Igreja local. Seu papel bíblico é cuidar das necessidades físicas e logísticas da Congregação. 0 apóstolo Paulo identifica nove qualificações para os diáconos em I Timóteo 3.8-12:

• Respeitáveis (v. 8);

• De uma só palavra (v. 8);

• Não inclinados a muito vinho (v. 8);

• Não cobiçosos de sórdida ganância (v. 8);

• Sólidos na fé e na vida (v. 9);

• Irrepreensíveis (v. 10);

• Esposa piedosa (v. 11);

• Marido de uma só mulher (v. 12);

• Governe bem seus filhos e a própria casa (v. 12).

A Igreja precisa de diáconos para proverem suporte logístico e material, de modo que os pastores possam focar na Palavra de Deus e na oração.

Eu quero finalizar dizendo que esses obreiros, no qual na maioria das vezes é a Igreja quem indica em assembleia ou aceita a indicação do pastor, precisam ser bem selecionados e valorizados pela Igreja local.

Pr. Ademir Clemente
Pastor Titular da Igreja Batista Vale do Éden, em São João de Meriti-RJ / Extraído de OJB.

Deixe uma resposta