Dia do Diácono Batista

614

Aos amados irmãos e irmãs que abraçaram o chamado ao ministério diaconal. Neste especial dia 12 de novembro de 2023, enquanto refletimos e celebramos o Dia do Diácono Batista, quero honrar e reconhecer a dedicação, o empenho e o amor de cada um de vocês que se dispõem a servir na vinha do Senhor.

Lembramos das palavras registradas em Atos 6: 3-4, quando os apóstolos, diante da necessidade da Igreja primitiva, disseram: “Escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Nós os designaremos para esta tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”. Aí vemos o início do ministério diaconal, um chamado ao serviço, à dedicação e ao amor.

Cada diácono é um reflexo vivo da exortação de Paulo em Filipenses 2.3- 4: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros“. Vocês, com seu serviço abnegado e contínuo, mostram a verdade deste ensinamento, considerando o próximo e cuidando do rebanho de Cristo.

E, como Jesus nos ensinou em Mateus 20.26-28,”[…] quem quiser tornar-se grande entre vós será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Este é o exemplo supremo de serviço e amor, que cada diácono busca emular em seu ministério.

Em nome da Associação dos Diáconos Batistas do Brasil (ADBB), celebro cada um de vocês neste dia. Que o Senhor continue a fortalecê-los, guiá-los e usá-los poderosamente para a extensão de Seu Reino.

Ao aproximar-me do término do meu tempo como presidente da ADBB, sinto um misto de gratidão e expectativa. Estes anos à frente da Associação foram repletos de aprendizado, desafios, vitórias e crescimento espiritual.

A cada passo, a cada decisão, pude testemunhar a mão de Deus conduzindo-nos e fortalecendo nosso compromisso com o ministério diaconal.

Agradeço a cada um de vocês por confiar em mim, por caminhar lado a lado e por serem instrumentos de Deus em minha vida e no aprimoramento da nossa Associação. A comunhão e o amor que compartilhamos ao longo destes anos são inestimáveis e sempre ocuparão um lugar especial em meu coração.

Agora, o Senhor me conduz a um novo desafio: o ministério pastoral. Em Foz do Iguaçu – PR será minha despedida do ministério diaconal, deixando claro que, mesmo consagrado ao ministério pastoral, nunca deixarei de ser diácono; com coração humilde e disponível, aceito este chamado, sabendo que Ele, que começou a boa obra em nós, é fiel para completá-la.

Peço as vossas orações para que, assim como fui abençoado e fortalecido por Deus durante minha jornada na ADBB, eu possa também ser instrumento de Suas bênçãos e direção no ministério pastoral que se inicia.

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam conosco agora e sempre. E que, independente de onde estivermos, possamos sempre ser luz e sal neste mundo, refletindo o amor e a graça do nosso Salvador.

Com profunda gratidão e carinho,

Jorge Carlos Alves de Souza
Presidente da Associação dos Diáconos Batistas do Brasil

Deixe uma resposta