Dia da Bíblia ou a Bíblia de todos os dias

1265

O salvo que se alimenta espiritual­ mente da mensagem bíblica, não con­ corda que haja um só dia dedicado à Bíblia. Todos os dias do seu viver são dias da Bíblia. Não há como lembrar da Bíblia em apenas um dia especifico. Para o alimento da alma, todos os dias são dedicados à Bíblia. Qualquer que seja a situação, a Bíblia sempre está presente com sua mensagem e solução. Se o sono não chega, ela auxilia o cérebro cansado a repousar tranquilo, certo que o autor da Bíblia se faz presente, oferecendo conforto e esperança. “Eu me deitei e dormi, acordei, porque o Senhor me sustentou” (SI 3.5). Não há noites de insônias quando se tem esta certeza. A esperança se renova e novo alento desperta a alma a agradecer todos os dias.

Quando pecados antigos voltam à mente e perturbam a alma, a Bíblia rea­ firma que todo passado foi desfeito sob a ação do Espírito Santo, no dia em que Jesus entrou em minha vida. A Bíblia afirma: “Multiplicando dentro de mim os meus cuidados, as tuas consolações recrearam a minha alma” (SI 94.19). “É ele que perdoa as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades, quem redime a tua vida da perdição, e te coroa de benignidade e misericórdia. Quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia” (S1103.3-5).

A Bíblia de todos os dias me oferece a certeza que posso superar todos os desafios que a vida me oferece a cada novo dia. Ela me diz, sem orgulho e superioridade, que ao seguir suas orientações desperta em minha alma amor e profunda gratidão aos seus ensinos. “Oh quanto amo a tua Lei! É a minha meditação em todos os dias. Tu, pelos teus mandamentos me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos porque guardo os teus preceitos. Por isso desviei os meus pés de todo o caminho mau, para observar a tua palavra” (S1119. 97-101). A Bíblia de todos os dias me desafia e me ensina a ser melhor em todos os sentidos. Não sou um fracassado, pois o Senhor está comigo, ao meditar na Bíblia de todos os dias. A minha Bíblia de todos os dias me exorta a evitar o pecado e o caminho dos ímpios.

Quando não consigo atender os seus ensinos, o resultado é sempre doloroso. “Rios dÁgua correm dos meus olhos porque não guardam a tua Lei” (SI 119.136). Por isso preciso tê-la como lâmpada a alumiar o meu caminho. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para alumiar o meu caminho” (S1119.105). O meu amor pela Bíblia de todos os dias me fortalece a prosseguir e ajuda-me a não desanimar. “Tu és o meu Deus, e eu Te louva­ rei, Tu és o meu Deus, e eu Te exaltarei; Louvai ao Senhor comigo, porque Ele é bom; porque a sua benignidade é para sempre” (S1118.29). Como está a sua Bíblia de todos os dias? Grifada, com anotações?

Pr. Julio Oliveira Sanches

Deixe uma resposta