Deus conhece tudo

353

Parece redundância, mas é apenas uma ênfase necessária. O Deus Criador e Autor da nossa salvação em Cristo Jesus nos conhece por dentro e por fora. A Sua Palavra penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, discernindo pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4.12). 

Davi declarou esta verdade no Salmo 139. Ele adorou a Deus reconhecendo dois de Seus atributos naturais: onisciência e onipresença. O nosso Deus é todo ciente e todo presente. Ele está onde deseja estar. Nada e ninguém O limita. Ele é ilimitado. Soberano. Perfeitamente conhecedor de todas as coisas. A Sua vontade é perfeita e o Seu amor é incondicional. 

O universo – os seus elementos visíveis e invisíveis –, não O limitam. Ele é infinitamente maior que tudo.

O nosso Deus é tão imenso, mas se importa com cada um de nós. Ele nos ama com um amor extravagante em Cristo Jesus (Romanos 5.8). 

O Seu amor é infinitamente maior que o amor de mãe (Isaías 49.15). Na verdade, não há comparativo para o Seu amor.

Ele conhece as imensas lutas do nosso coração e dos porões do nosso subconsciente. 

Devemos descansar em Sua fidelidade. Ele é sempre fiel a Si mesmo (2 Timóteo 2.13). Ele é a nossa perfeita segurança (Romanos 8.38,39). O nosso Deus é imutável e justo em todos os Seus caminhos, benigno em todas as Suas obras (Salmos 145.17). Ele está bem próximo daquele que tem um coração quebrantado e contrito (Salmos 51.17)

O fato de Deus conhecer todas as coisas a nosso respeito deve nos levar a um autoexame diário à luz da Sua Palavra, a confessar nossas culpas, nossas incoerências, nossa incredulidade, nossa acomodação, nossa mesmice, nossa ansiedade, nossos desacertos, nossas mágoas, nossos ressentimentos, nossa ingratidão e tantas outras mazelas do nosso coração. 

O conhecimento de Deus gera no cristão genuíno temor e tremor, uma profunda reverência. 

O fato de Deus conhecer tudo provoca em nós o desejo intenso de buscar a santificação de vida, sem a qual ninguém verá o Senhor, e cumprir a missão que Ele nos confiou (Hebreus 12.14; Mateus 28.18-20). 

Deus conhece tudo. Esta deve ser a nossa certeza. Esse é o nosso descanso e a nossa segurança.

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Colunista deste Portal 

Deixe uma resposta