Caminhando no poder do espírito.

144
Foto: Reprodução.

“Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um” (Efésios 3.16).

Não são poucos os cristãos, que enfrentando um problema de visão limitada, não conseguem desenvolver a sua vida espiritual. Pense numa pessoa que usa óculos. Se ela tirar os óculos, sua visão será reduzida a um borrão. Tudo estaria fora de foco, até que fossem recolocados os óculos. Muitos cristãos têm a mesma dificuldade de, em olhando para a Escritura Sagrada, enxergarem coisas divinas. Sua visão é muito limitada. Esses cristãos precisam de uma visão mais ampla que os faça enxergar as coisas de forma legítima.

Falar sobre o Espírito, sem conhecer o Espírito, com certeza não ajudará o cristão a caminhar no poder do Espírito. Qualquer pessoa, pode abordar qualquer assunto de maneira errada. Basta abordar o assunto, sem de fato conhecer sobre o assunto.

A verdade bíblica sobre o crescimento na vida espiritual, é que o conhecimento do Espírito, exige uma experiência com o Espírito. Muitos consideram que, pelo fato de saberem sobre alguma obra do Espírito, eles conhecem tudo que é necessário a respeito do Espírito.  Esse tipo de conclusão não tem razão de ser.

Quantos cristãos creem na Bíblia, e estão experimentando uma visão limitada da atuação e do poder do Espírito Santo, exatamente porque tem dificuldade de considerar o equilíbrio que ele precisa encontrar entre o seu conhecimento teórico sobre o Espírito, e as suas experiências com ele. Nos dias de Jesus, as multidões encontraram muita dificuldade de compreender as coisas espirituais das quais Jesus falava, precisamente porque lhes faltava ainda uma experiência com o Espírito. Como essas dificuldades foram superadas no início do ministério de Jesus? A superação aconteceu exatamente porque seus discípulos confiaram em Jesus Cristo, passaram a amá-lo e a aprender dele.

Quando amamos a Jesus Cristo e confiamos nossas vidas a Ele, nossas ideias equivocadas sobre receber poder, são totalmente corrigidas. Para muitos a doutrina do Espírito Santo se resume essencialmente ao poder. Na Escritura Sagrada, poder, certamente é uma capacidade dada por Deus, para fazer o que você sabe que deve fazer, e não encontra forças para fazê-lo. Deus através do seu Espírito Santo, nos capacita a dizer não aos desejos (Sexo, bebidas alcóolicas, drogas, fumo, dinheiro, emoções distorcidas, luxo e até adulações). Passamos a exercer paciência para com aqueles que testam nossa paciência ao limite. Aprendemos a amar gente muito difícil de amar. Conseguimos controlar nosso temperamento. Aprendemos a ficar firmes diante das pressões e a confiar em Deus no meio das tribulações. Isso é poder. “Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. (2 Timóteo 1.7).

O poder que nos concede o Espírito Santo é para: TESTEMUNHAR.  (Atos 1.8, Lc. 24.49). Deus nos concedeu este poder? “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”. (Atos 4:33).

Em Atos dos apóstolos o que Lucas está nos dizendo é que o Evangelho só pode ser disseminado pelo Poder do Espírito. Quando um cristão caminha no poder do Espírito, o Evangelho com certeza avança em direção ao próximo, alcançando através do testemunho do cristão as nações e o mundo.

Deus capacite sua Igreja a caminhar no Poder do Espírito Santo.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta