Apagão Espiritual

1187

“…naquela noite não pegaram nada…” (João 21.3).

O que estou chamando de apagão espiritual neste texto, é uma noite longa, fria, vazia, sem resultados e sem sentido pela qual passaram os discípulos de Jesus. Esse esfriamento está diretamente ligado a “ausência” de Jesus na vida deles. O texto diz: “Depois disso Jesus apareceu novamente…”. (João 21.1). De fato, até este momento Jesus estava ausente.
Durante esse apagão espiritual eles voltaram para uma vida que haviam abandonado. “Vou pescar”, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: “Nós vamos com você” (João 21:3). Foi um afastamento individual e coletivo do projeto de Deus para a vida de cada um deles.

Para sair dessa noite terrível, foi preciso aguardar o dia amanhecer. “Ao amanhecer, Jesus estava na praia…” (João 21:4). Aqui o apagão parece que vai ter fim: “O choro pode durar toda a noite, mas a alegria vem com o amanhecer” (Salmos 30.5).
A luz começa a raiar, a esperança ressurge. Do momento em que Jesus era alguém que eles não reconheciam: “Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram” (João 21:4). Até o segundo momento em que o Senhorio de Jesus é novamente reconhecido: “O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor” (João 21:7). Houve um grande intervalo entre a dúvida e a fé, entre a noite e o dia, entre o apagão espiritual e o fervor do despertamento.

Tenha cuidado com sua vida espiritual! Cultive uma vida de íntima e profunda comunhão com Deus. Nada consegue atrapalhar a fé de um discípulo que tem relacionamento autêntico e profundo com o Senhor Jesus. Vejam que a força e o fervor espiritual dos discípulos têm sua origem no fato de saberem com certeza quem Jesus É. “Nenhum dos discípulos tinha coragem de lhe perguntar: “Quem és tu? ” Sabiam que era o Senhor.” (João 21.12).

Não permita que seu amor pelo Senhor Jesus esfrie. Parece impossível de acontecer, mas se você descuidar, o fato é que esse esfriamento acaba acontecendo. Foi essa a grande pergunta de Jesus para Pedro: “…Você realmente me ama?…”. (João 21.16). Uma igreja inteira atravessou esse momento de grande esfriamento espiritual: “você abandonou o seu primeiro amor” (Apocalipse 2:4). A igreja de Éfeso era uma igreja boa, forte, com excelente postura doutrinária, mas em algum momento ela esfriou. Se a igreja de Éfeso continuasse por esse caminho, logo atravessaria um terrível apagão espiritual, sua luz seria apagada: “Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar”. (Apocalipse 2:5).

Como superar um apagão espiritual desse tamanho? Primeiro, coloque o seu coração em Jesus e na sua comunhão com Ele. Foi isso que Pedro Fez: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo” (João 21.17). Não se esqueça: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:21).

Jesus precisa ser o nosso bem mais precioso, Ele precisa ser o centro da vida de todo cristão. Segundo, volte para o cumprimento de sua missão. Pedro havia se desviado da missão. Jesus o convoca para retomar sua missão: “Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas” (João 21:17).

E você como está? Jesus tem sido sua prioridade? Você tem cumprido sua missão? Ou será que você está experimentando um apagão espiritual? O convite de Jesus para você hoje é: Siga-me”. (João 21.19).


Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta