A diferença entre o Pseudocristão e o Autêntico Cristão

542

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e são muitos os que entram por ela; pois a porta é estreita, e o caminho que conduz à vida, apertado, e são poucos os que a encontram. Cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em pele de ovelha, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos frutos os conhecereis. Por acaso colhem- se uvas dos espinheiros, ou figos de plantas com espinhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém, a árvore má produz frutos maus” – (Mateus 7.13-27).

A grande diferença entre o pseudocristão e o verdadeiro é Cristo (Cl. 1.27). Fazer parte do rol de membros de uma igreja não garante que está no caminho estreito, sobre a rocha e como uma árvore saudável produzindo fruto.

Jesus ensina de modo cristalino que dizer “Senhor, Senhor”, verdadeiramente, só pode ser pelo Espírito Santo (1Co. 12.3). Há muita religiosidade, jargão de igreja, mas um número reduzido de verdadeiros cristãos.

Neste texto precioso, pela graça de Deus, vamos examinar três pontos relevantes para o nosso crescimento espiritual.

Os traços do pseudocristão (v.15- 23,26,27)

O disfarce (v. 15) – O mundo, o diabo e a carne não são os únicos perigos no caminho do cristão. Há ainda outro: o falso profeta, o lobo disfarçado em pele de ovelha (Ryle). Os seus frutos são maus (v. 16-20). Os frutos são correspondentes à árvore. Conhecemos as pessoas pelos seus frutos (v. 20). Suas práticas não correspondem à verdade (v. 21-23). “Um credo que nada nos custa, e que não consista em outra coisa, senão em ouvir sermões, sempre provará ser uma atividade inútil, por fim” (Ryle). O ouvir não tem valor se não resultar em ação (Tasker).

A oratória de um homem ou de uma mulher não levará para o céu, para entrar no reino (v. 21). Os versículos 22 e 23 são muito claros: “Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal”.

Os traços do autêntico cristão (v.24,25)

Ouve com atenção as Escrituras. A sã doutrina e vida santa são sinais característicos dos verdadeiros profetas (Ryle). Eles praticam os ensinos das Escrituras. O homem que pratica a Palavra é chamado de prudente. Por que razão? A sua vida está edificada sobre a rocha, Cristo.

Ele tem uma vida bem fundamentada para enfrentar as tempestades da vida. O homem, cuja fé em Cristo é real e sincera, poderá edificar sobre esta fé, e o fará, o edifício do caráter cristão, que resistirá às tempestades de incompreensão e desapontamento, de cinismo e dúvida, de sofrimento e perseguição, quando ameaçarem destruí-lo (Tasker). Examinemos 1ª Pedro 1.5-7) “que sois protegidos pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para se revelar no último tempo. Nisso exultais, ainda que agora sejais necessariamente afligidos por várias provações por um pouco de tempo, para que a comprovação da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”.

Como posso ter uma vida cristã autêntica?

1) Tendo uma profunda experiência de novo nascimento (Jo 3.1-5; 1ª Pe 1.17-23);

2) Orando em todo o tempo (Ef 6.18);

3) Meditando nas Escrituras (S11.1-3);

4) Vivendo pela fé (Hb 11.6);

5) Tendo relacionamentos saudáveis (Rm 12.9-11);

6) Investindo em pessoas, exercendo a sua mordomia cristã (2C0 9.9);

7) Testemunhando em todo o lugar a sua fé em Cristo até que ele venha (Mt. 24.14; At 1.8);

8) Participando do crescimento da igreja por meio do discipulado, do treinamento estratégico (2Tm 2.2).

Deus chamou homens e mulheres comuns para um trabalho extraordinário.

Conclusão

Estas duas realidades – o pseudocristão e o verdadeiro cristão – estão conectados ao caminho largo e ao caminho estreito, respectivamente (Mt. 7.13,14).

No texto de Mateus 7.13-27, Jesus define de modo muito claro a fronteira entre o falso cristianismo (religião) e o verdadeiro cristianismo (o evangelho).

Por que há pessoas carnais, frias, outras críticas, outras implacáveis, outras que fazem corpo mole, outras que se acomodam, outras que estão estagnadas nas igrejas?

A proposta de Jesus é que sejamos realmente seus discípulos, vivendo a cada dia o seu precioso evangelho, a sua preciosa doutrina em nossos relacionamentos internos e externos, cumprindo fielmente a Missão que ele nos ordenou até que ele venha.

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Colunista deste Portal 

Deixe uma resposta