Como vencer a frieza espiritual?

3658

O esfriamento espiritual é, provavelmente, o grande mal do nosso século. Em muitos lugares templos fecham suas portas, famílias deixam de frequentar os cultos, e cristãos abandonam a fé. O amor tem se esfriado. O deus deste século tem cegado a muitos.

Dentre os sintomas que denunciam o esfriamento espiritual, podemos citar: 1) perda de vontade de ler a Bíblia; 2) perda de vontade de orar; 3) perda de vontade de congregar; 4) perda de vontade de contribuir; 5) valorização das coisas do mundo; 6) tolerância para com o pecado.

Esses são os sintomas da doença. E quais são as suas causas? Dentre as razões da frieza espiritual, podemos apontar: 1) cinismo (atitude crítica com relação aos outros e justificação dos próprios erros); 2) afastamento (distanciamento de Deus e convivência com o pecado); 3) mortificação (estado crônico de indiferença, apatia e irritabilidade).

A Bíblia diz: “Desperta, tu que dormes!”. Quando a alma adormece, desaparecem o entusiasmo, o idealismo, a alegria e o vigor que deveriam caracterizar a vida espiritual de um crente. Pare e reflita: Será que a sua alma não anda meio adormecida?

A Bíblia diz: “Levanta-te dentre os mortos!”. A frieza espiritual nos coloca na companhia daqueles que nunca tiveram uma experiência com Cristo, daqueles que estão mortos espiritualmente. Que perspectiva assustadora! Imagine-se dormindo em uma daquelas gavetas do IML, cercado de cadáveres por todos os lados…

A Bíblia diz: “Cristo te iluminará”. Volte-se para Jesus, porque só ele pode reaquecer o seu coração! “Deus fala de um modo, e ainda de outro, se o homem não lhe atende”, ensina-nos a Palavra do Senhor (Jó 32.14). Você, que está dormindo: de que modo prefere ser despertado?

Todos nós precisamos estar atentos quanto aos perigos do esfriamento espiritual. Deveríamos ter mais medo dessa terrível doença do que de qualquer pandemia! Você está dormindo? Acorde, antes que seja tarde!Acorde, antes que terríveis consequências se abatam sobre a sua vida!

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta