“A minha graça te basta – O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza – Quando sou fraco é que sou forte”. (2º Coríntios 12:7-10)
Quem nunca atravessou tempos difíceis, quando se sentiu fraco ou incapaz de fazer alguma coisa? Existem várias situações que podem nos fazer sentir assim: pode ser um problema na família, um problema no trabalho, com a esposa, com o marido…. Ninguém se sente forte sempre. Às vezes é aquele dia em que você precisa trabalhar e está tão cansado que não sabe de onde tirar forças para fazer o que precisa ser feito. Bem lá no fundo, o que nós temos dentro de nós é um sentimento de incapacidade, porque nós não conseguimos fazer o que precisa ser feito.
Já parou para pensar na realidade de que quando você está se sentindo assim, Deus pode estar tornando você ainda mais forte? O apóstolo Paulo disse: QUANDO SOU FRACO É QUE SOU FORTE. Sabemos que Deus não se agrada em ver os Seus filhos sofrendo (a Bíblia diz que o Senhor se alegra em dar boas coisas aos seus filhos), todavia, algumas vezes Ele mesmo permite situações difíceis para que o nosso coração seja guardado da soberba (12.7). Todas as vezes em que Paulo era tentado a se exaltar, ele olhava para o espinho na carne e se lembrava que ele era só um homem cheio de limitações que dependia 100% de Deus. Nós não sabemos ao certo o que era esse espinho, mas nós sabemos o propósito pelo qual o Senhor permitiu esse espinho, proteger o coração de Paulo da soberba.
Os tempos difíceis na vida do apóstolo Paulo, sempre o fizeram lembrar do que Deus lhe havia ensinado: O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA. O que Paulo estava aprendendo aqui é que na nossa fraqueza Deus manifesta a sua força. É quando nós falamos Senhor eu não posso, eu não consigo mais, que Ele vem e assume o controle e diz “Deixa comigo” e isso te faz forte.
Porque já não é mais a sua força é a força de Deus na sua vida. E Paulo entendeu esse princípio.
Se você vive fazendo as coisas na força do seu braço uma hora o seu limite vai chegar, uma hora você não vai conseguir mais, você vai jogar a toalha. Agora quando nós andamos na força de Deus não há limites para aquilo que nós podemos experimentar. Deus quer assumir o controle da sua casa, da sua família, do seu casamento, do seu trabalho. Deus quer liderar seu Pequeno Grupo Multiplicador, Deus quer aperfeiçoar sua fé, revelar o Seu poder em meio a fraqueza.
A força de qualquer homem está no fato dele reconhecer e aceitar a suficiência deste ensino: A MINHA GRAÇA TE BASTA. No versículo 8 a Bíblia continua dizendo que Paulo orou três vezes a Deus pedindo para remover esse espinho. No começo do verso 9 o Senhor dá uma resposta para ele: “Então, Ele me disse: A minha graça te basta”. Você consegue imaginar a situação aqui?
Paulo certamente estava sofrendo com o espinho na carne; então, ele ora uma vez e nada, ora duas vezes e nada, ora três vezes, na terceira vez o Senhor responde. O que você acha que Paulo queria? Ele queria que Deus removesse o espinho. E o que foi que o Senhor respondeu? A minha graça te basta. Em outras palavras, Deus não respondeu do jeito que Paulo esperava. E isso é algo que nós precisamos compreender. Nem sempre Deus vai responder do jeito que nós esperamos. Alguns obstáculos precisam ser removidos da nossa vida, outros obstáculos precisam ser vencidos. Muita coisa na nossa vida o Senhor vai removendo do nosso caminho e outras tantas Ele vai nos fortalecendo para enfrentar. É isso o que Ele está dizendo para Paulo aqui: a minha graça te basta. Ou seja: o meu favor é contigo.
Tempos difíceis acabam por revelar a fraqueza humana, mas acabam por revelar também a graça de Deus que nos fortalece a cada dia. Através da graça de Deus conhecemos pessoas fortes e capacitadas por Ele para enfrentar todo tipo de adversidade.
Que Deus nos abençoe!
Pr. Carlos Elias de Souza Santos