Promessa e Cumprimento

896
Foto: Reprodução.

O Salmo 138:2, na Tradução Brasileira de 1917, diz: “Prostrar-me-ei diante do teu santo templo e darei graças ao teu nome pela tua benignidade e pela tua verdade; pois, acima de todo o teu nome, tens magnificado a tua palavra.” Fica claro aqui que para se ter um nome é preciso ter palavra. Se Deus tem um nome acima de tudo é porque tem palavra.

A pessoa sem uma palavra de verdade não tem um caráter verdadeiro. Alguém que diz, mas não cumpre o que diz, não passa de um falsário. Na política isso é comum. O candidato promete, para ganhar o voto, e depois não cumpre o que prometeu. Sempre que alguém quer levar vantagem costuma dourar a pílula, mas depois vem a decepção.

Deus nunca promete algo que Ele não cumpra. O profeta Jeremias 1:12 afirma: O SENHOR me disse: — Você viu bem, porque eu estou vigiando para que a minha palavra se cumpra. E para nós, é armadilha do inferno declarar precipitadamente e só pensar nas consequências depois que já fez o voto. Prometer e não cumprir é vileza das mais sórdidas.

Há alguns que prometem, mas esquecem que prometeram. Esses têm uma falta de memória. Nem sempre é falta de caráter. Contudo não se pode prometer sem o desejo de cumprir o que prometeu. Como é triste ver pessoas que prometem para pousar bem na foto e depois saem de fininho do mapa, como se nada tivesse apalavrado.

A palavra é reflexo do caráter. Falar e não cumprir reflete o coração falso. Uma palavra falsa é pior do que dinheiro falso, pois no dinheiro se perde uma importância que se pode readquirir e, na palavra falsa, se perde relacionamento de importância, já que não se pode confiar. “Se eu falar o que é falso, preciso responder por aquilo; se falar a verdade, ela responderá por mim.” Isso é fundamental no desenvolvimento das amizades.

Peço ao Senhor para não me deixar esquecer o que prometi e para não prometer o que não posso ou não vou cumprir. Tenho tido algumas tristezas comigo e decepções com alguns que prometem, mas não cumprem, por isso não quero prometer e não cumpri.

Nunca prometa algo que não esteja disposto a cumprir e se não puder cumprir, que seja por uma razão além de sua vontade de cumprir a promessa. Só uma razão além da razão de cumprir o que prometeu, pode ter alguma razão para não cumprir a promessa.

Jesus declarou: “Ao disser ‘sim’, que seja de fato sim. Ao disser ‘não’, que seja de fato não. Qualquer coisa além disso vem do maligno.” Mateus 5:37. C. S. Lewis foi preciso: “O cristianismo, se for falso, não tem valor; se for verdadeiro, tem valor infinito. A única coisa que lhe é impossível é ser “mais ou menos” importante.” E termino com o que disse o bispo anglicano J. C. Ryle: “Nosso alvo deve ser um cristianismo que, como a seiva de uma árvore, corra por todo o tronco e folhas de nosso caráter, santificando tudo.” Santificando, do começo ao fim, nosso curso e nosso discurso.

Agora que sabem como Deus se importa conosco, parem de dizer coisas, como “Juro por Deus”. Deixem de impaciência, fazendo juramentos para apressar Deus. Digam apenas “sim” ou “não” — apenas a verdade. Assim, suas palavras não poderão ser usadas contra vocês. Tiago 5:12 (Bíblia A Mensagem)

Pr. Glenio Fonseca

Deixe uma resposta