Timóteo, o jovem que conhecia a Palavra de Deus

844

O nome “Timóteo” significa “aquele que adora a Deus”; ele se converteu pela pregação do apóstolo Paulo e foi seu companheiro de trabalho nas viagens missionárias. Na primeira carta aos Coríntios (4.17) é chamado de “meu filho muito amado e fiel no Senhor”, e na primeira a Timóteo (1.2) de “amado filho na fé”.

Paulo o encontrou em Listra; sua mãe Eunice e sua avó Lóide já eram crentes (I Timóteo 1.5); o pai era grego (Atos 16.1). Ele foi instruído na Lei por sua mãe (II Timóteo 3.15), mas não foi circuncidado aos oito dias de nascido (Atos 16.3), como prescrevia a Lei.

O nome de Timóteo é mencionado três vezes em Atos e doze nas cartas de Paulo. Tinha bom testemunho dos irmãos em Listra e em Icônio (I Timóteo 1.18). Paulo convidou o jovem para acompanhá-lo nas viagens missionárias e impôs as mãos sobre ele (I Timóteo 4.14).

Para não ofender aos judeus e poder entrar no templo e na sinagoga Timóteo foi circuncidado (Atos 16.3,5). Viajou pela Galáxia, Trôade, Filipos, Tessalônica e Beréia e junto com Paulo escreveu cinco cartas às Igrejas.

Timóteo pastoreou a Igreja em Éfeso onde teve de corrigir os falsos doutores, nomear os oficiais da Igreja e combater o pecado dos crentes.

Quando Paulo estava perto da morte desejou a presença de Timóteo (II Timóteo 4,9,21) e ele esteve na prisão dando força e suporte para o amigo.

Paulo escreveu duas cartas para o jovem Timóteo, que são, com a de Tito, chamadas epístolas pastorais, pois exortam aos pastores e falam de aspectos práticos da vida cristã.

A primeira carta, escrita da Macedônia, trata das dificuldades eclesiásticas e do cuidado pelo bem-estar de Timóteo. Destaques: os apóstolos são enviados de Deus (1.1); cuidado com os diáconos e com as viúvas es- colhidas para exercerem o ministério da caridade (38.13 e 5.9-16); a Igreja pertence “ao Deus Vivo” (3.15); “tem cuidado de ti mesmo” (4.12-16); a fé devia ser transmitida e devia combater as heresias (6.11-20).

A segunda carta, escrita da prisão de Roma, e foi o último escrito de Pau-

lo com a finalidade de encorajar Timóteo, é a carta mais pessoal e terna de toda a Bíblia (II Timóteo 2.11,12; 4.2- 4,8). Timóteo é exortado a organizar o culto, escolher os futuros ministros e orientá-los.

Conclusão: O que podemos aprender hoje?

Conselhos práticos sobre o valor de estudar e ensinar a Bíblia na EBD: o obreiro não deve ser “neófito”, novo no Evangelho e inexperiente (I Timóteo 3.6); deve ter cuidado de si mesmo e do ensino (I Timóteo 4.16); deve apresentar-se aprovado (II Timóteo 2.15); ser apto para ensinar (II Timóteo 2.24); ser perfeito e preparado para toda boa obra (3.15-17).

Por Ycléa Cervino

Deixe uma resposta