“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias” (Salmo 23.6).
Uma das razões pelas quais o Salmo 23 é tão querido é que ele está cheio de certezas. Deus quer nos dar convicções. “Eu acho”, diz a maioria. “Certamente”, diz o cristão. Jesus veio ao mundo para nos dar as mais maravilhosas certezas!
O crente tem certeza da bondade. Sabe que ela o seguirá. Todos correm atrás do que é bom, mas o que é bom corre atrás do salvo. Quem envia a bondade é Deus – não um juiz severo nem um criador ausente, mas um Pastor fiel e Pai amoroso. Quem serve ao Senhor é abençoado, e nutre a convicção de que a bondade o seguirá.
O crente tem certeza da misericórdia. Assim acreditava Davi, e assim cremos nós. A salvação não nos é oferecida como recompensa por nossos méritos, e sim como uma expressão da misericórdia de Deus. Disso resulta a nossa confiança. Se já aceitamos Jesus como nosso Salvador podemos olhar para trás e ver a bondade e a misericórdia a nos seguir.
O crente tem certeza da salvação. O salmista esperava habitar na casa do Senhor por longos dias. O céu é a nossa casa, o nosso destino final, o nosso lugar de repouso. Ali contemplaremos a face de Cristo, ouviremos o canto dos anjos e caminharemos pelas ruas de ouro. Essa realidade está reservada para os remidos. O preço já foi pago na cruz.
Podemos ter muitas dúvidas na vida, mas há certezas que sempre nos acompanharão. Jamais se esqueça delas! Deposite a sua confiança no Senhor, porque ele é fiel. Bondade, misericórdia e salvação são a herança dos seus amados!
Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal