<\/figure><\/div>\n\n\nOutra par\u00e1bola lhes prop\u00f4s, dizendo: O reino dos c\u00e9us \u00e9 semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu tamb\u00e9m o joio. Ent\u00e3o, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, n\u00e3o semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?<\/p>\n\n\n\n
Ele, por\u00e9m, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? N\u00e3o! Replicou ele, para que, ao separar o joio, n\u00e3o arranqueis tamb\u00e9m com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos at\u00e9 \u00e0 colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro. (Mateus 13.24-30).<\/p>\n\n\n\n
Jesus faz um contraste entre o trigo e o joio. Vemos na B\u00edblia que o primeiro sempre est\u00e1 associado a boa semente e os filhos verdadeiros, enquanto o joio \u00e9 um intruso, semeado pelo diabo e disposto a causar confus\u00e3o no meio do povo de Deus. Por\u00e9m, a diferen\u00e7a exteriormente \u00e9 s\u00fatil e, muitas vezes, impercept\u00edvel. Por isso, o Senhor os usa como exemplos. Vamos aos fatos sobre esses dois cereais e projetar como correspond\u00eancia para as nossas vidas e para o corpo de Cristo.<\/p>\n\n\n\n
O trigo, conforme amadurece, curva-se por conta do peso de seus frutos, fazendo sua raiz se soltar do campo e assim fica mais f\u00e1cil de ser colhido para a alimenta\u00e7\u00e3o. O crucificado e ressurreto com Cristo, quando pela gra\u00e7a de Deus amadurece na caminhada, tem os frutos do Senhor em sua vida, vive desapegado do mundo (campo) e isso o faz estar sempre prostrado a Deus, nunca com nariz empinado, mas pronto para alimentar o pr\u00f3ximo com o que recebeu do Senhor.<\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 o joio, mesmo com o tempo, continua em p\u00e9, firme, obstinado a n\u00e3o se curvar, com as ra\u00edzes bem fincadas no campo, sendo mais dif\u00edcil para ser colhido e, al\u00e9m de tudo, ainda \u00e9 t\u00f3xico. O tempo vai mostrar a teimosia do falso crente em n\u00e3o querer se curvar ao Senhorio de Jesus, a falta de frutos verdadeiros o mant\u00e9m elevado em sua autossufici\u00eancia. N\u00e3o \u00e9 alimentado espiritualmente e, consequentemente, n\u00e3o \u00e9 colhido para alimentar o pr\u00f3ximo, pois est\u00e1 fixado nas coisas deste mundo.<\/p>\n\n\n\n
Trigo e joio s\u00f3 apresentam diferen\u00e7as na fase adulta, e as perguntas que ficam s\u00e3o: N\u00f3s temos nos curvado em depend\u00eancia ao Senhor? Estamos de fato frutificando? J\u00e1 soltamos nossas ra\u00edzes deste mundo ou ainda temos nossos olhos nele? Estamos dispostos a sermos colhidos para alimentar o pr\u00f3ximo?<\/p>\n\n\n\n
O que semeia a boa semente \u00e9 o Filho do Homem; o campo \u00e9 o mundo; a boa semente s\u00e3o os filhos do reino; o joio s\u00e3o os filhos do maligno; o inimigo que o semeou \u00e9 o diabo; a ceifa \u00e9 a consuma\u00e7\u00e3o do s\u00e9culo, e os ceifeiros s\u00e3o os anjos. Pois, assim como o joio \u00e9 colhido e lan\u00e7ado ao fogo, assim ser\u00e1 na consuma\u00e7\u00e3o do s\u00e9culo. Mandar\u00e1 o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntar\u00e3o do seu reino todos os esc\u00e2ndalos e os que praticam a iniquidade e os lan\u00e7ar\u00e3o na fornalha acesa; ali haver\u00e1 choro e ranger de dentes. Ent\u00e3o, os justos resplandecer\u00e3o como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ou\u00e7a. (Mateus 13.37-43).<\/p>\n\n\n\n
Por Pedro Medeiros<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Outra par\u00e1bola lhes prop\u00f4s, dizendo: O reino dos c\u00e9us \u00e9 semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu tamb\u00e9m o joio. Ent\u00e3o, vindo os servos […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":5348,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":true,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false},"version":2}},"categories":[22],"tags":[],"class_list":{"0":"post-5347","1":"post","2":"type-post","3":"status-publish","4":"format-standard","5":"has-post-thumbnail","7":"category-artigos"},"jetpack_publicize_connections":[],"yoast_head":"\n
Trigo ou Joio? - ADIBERJ<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n