<\/figure><\/div>\n\n\nNo final do m\u00eas passado, aconteceram, em boa parte do mundo, comemora\u00e7\u00f5es alusivas aos 507 anos da reforma protestante.<\/em><\/p>\n\n\n\nAcontecimento hist\u00f3rico e importante na vida da humanidade, ela acontece no per\u00edodo inicial da idade moderna,<\/em> com repercuss\u00f5es at\u00e9 os nossos dias.<\/p>\n\n\n\nMovimento de reposicionamento de conceitos crist\u00e3os b\u00edblicos doutrin\u00e1rios, a reforma protestante, teve como ideal de levar a igreja \u00e0 \u00e9poca, para seus origin\u00e1rios ideais fundantes.<\/em><\/p>\n\n\n\nEla ocorre e se consolida no in\u00edcio da idade moderna, per\u00edodo em que o mundo experimentava muitas, grandes e significativas evolu\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n
Ao mesmo tempo em que o monge agostiniano alem\u00e3o, Martinho Lutero<\/em>, um dos \u00edcones do movimento reformista, afixava suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg – Alemanha,<\/em> o mundo vivia<\/em> outras grandes mudan\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n\u00c9poca das grandes navega\u00e7\u00f5es, para as Am\u00e9ricas e \u00cdndias, per\u00edodo inclusive do descobrimento de nosso pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n
Surgimento do movimento renascentista, com impacto no mundo liter\u00e1rio, art\u00edstico e cient\u00edfico.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 poss\u00edvel, segundo estudiosos, que al\u00e9m da reflex\u00e3o b\u00edblica e ora\u00e7\u00e3o<\/em>, o reformador alem\u00e3o, tenha sido tamb\u00e9m influenciado pelo movimento renascentista.<\/p>\n\n\n\nO advento do iluminismo<\/em>, que amplificava a oposi\u00e7\u00e3o ao dogmatismo religioso<\/em>, trabalhando a vertente da centralidade cientifica<\/em> e da racionalidade<\/em>, era outra frente de forte confronto com a igreja instalada.<\/p>\n\n\n\nNo bojo dessas radicais mudan\u00e7as, ampliando e consolidando o formato da vida em cl\u00e3s ou tribos, acontece a forma\u00e7\u00e3o primeira do Estado Nacional<\/em> e com ele o crescimento de uma burguesia,<\/em> que unidos passaram a defender o absolutismo<\/em>, como regime de governo.<\/p>\n\n\n\nRegime que defendia o poder absoluto do monarca, tendo sido esse modelo de governo personificado por Monarca da \u00e9poca, que em hist\u00f3rica frase<\/em>, bem exemplificou o esp\u00edrito do absolutismo<\/em> quando afirmou: \u201cL’\u00c9tat c’est moi<\/em>“, o que venha a ser \u201cO Estado sou eu\u201d.<\/em><\/p>\n\n\n\nHorror! <\/em><\/p>\n\n\n\nDatam dessa \u00e9poca tamb\u00e9m, as revolu\u00e7\u00f5es inglesa e francesa, essa \u00faltima<\/em>, com mudan\u00e7as radicais na forma e no agir pol\u00edtico e social.<\/p>\n\n\n\nO impetuoso vento que soprava essas mudan\u00e7as, alcan\u00e7ou tamb\u00e9m a m\u00fasica, onde surge com vigor e novas sonoridades, a m\u00fasica cl\u00e1ssica.<\/em> <\/p>\n\n\n\nA partir da\u00ed seriam aplicadas, na m\u00fasica, novas t\u00e9cnicas de composi\u00e7\u00e3o e uso disseminado de novos instrumentos, com incipiente aparato tecnol\u00f3gico.<\/em><\/p>\n\n\n\nNesse per\u00edodo, o mundo \u00e9 premiado com surgimento de m\u00fasicos que marcariam a hist\u00f3ria, com a busca intensa da perfei\u00e7\u00e3o, pureza, equil\u00edbrio, finas sonoridades, rigor e beleza est\u00e9tica.<\/p>\n\n\n\n
Saindo do padr\u00e3o usual de nossas cr\u00f4nicas em citar nomes, mas, em homenagem a boa m\u00fasica, lembro, entre outros de: Johann Sebastian Bach, Ant\u00f4nio Vivaldi, George Friedrich Handel, Ludwig Van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart<\/em>.<\/p>\n\n\n\nEsse movimento sensibilizaria o mundo das artes, com repercuss\u00f5es nos primeiros passos da reforma protestante.<\/p>\n\n\n\n
Anos depois, com a confec\u00e7\u00e3o e uso de cole\u00e7\u00e3o de hinos, que passaram a compor os hin\u00e1rios do culto crist\u00e3o, agora na perspectiva reformada, essa influ\u00eancia tamb\u00e9m estaria presente.<\/p>\n\n\n\n
Era um mundo em fant\u00e1stica ebuli\u00e7\u00e3o, atingindo mudan\u00e7as inimagin\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 nesse tormentoso e caudaloso rio de mudan\u00e7as, onde no seu percurso acontecem abruptas e fortes modifica\u00e7\u00f5es, que o monge Martinho Lutero<\/em> singra seu pequeno batel, de onde pontifica suas ideias da reforma protestante, fundamentadas biblicamente e sintetizadas em Cinco Solas. <\/em><\/p>\n\n\n\nMaravilhosa vis\u00e3o dada por Deus a esse jovem monge, que entraria para a hist\u00f3ria, como not\u00e1vel reformador.<\/p>\n\n\n\n
Duras e cru\u00e9is persegui\u00e7\u00f5es, movidas pelas autoridades religiosas e monarcas da \u00e9poca, se instalaram contra a Reforma Protestante, n\u00e3o sendo poucos os que perderam suas vidas por serem reformadores.<\/p>\n\n\n\n
Mesmo nesse quadro de transi\u00e7\u00e3o, in\u00fameros foram os ganhos na vida espiritual de imediato, trazidos pela reforma protestante, dentre eles:<\/p>\n\n\n\n
\nAmplo acesso \u00e0 B\u00edblia Sagrada, para livre e individual exame.<\/em><\/li>\n\n\n\nB\u00edblia como \u00fanica regra de f\u00e9 e pr\u00e1tica.<\/em><\/li>\n\n\n\nImpress\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o da B\u00edblia. Essa conquista foi alcan\u00e7ada gra\u00e7as ao invento da imprensa, pelo alem\u00e3o <\/em>Johannes Gutenberg, sendo a primeira B\u00edblia, nesse formato, impressa em 1460.<\/em><\/li>\n\n\n\nLeitura un\u00edssona congregacional da palavra de Deus nos cultos p\u00fablicos.<\/em><\/li>\n\n\n\nNecessidade de p\u00fablica declara\u00e7\u00e3o de f\u00e9, para compor o corpo de Cristo, a igreja.<\/em><\/li>\n\n\n\nReconhecer como ordenan\u00e7a religiosa o Batismo e a Ceia, crendo serem atos memoriais, que mesmo n\u00e3o conferindo gra\u00e7a especial, s\u00e3o ricos na certeza de que juntos celebraremos a almejada volta triunfante de Cristo.<\/em><\/li>\n\n\n\nSacerd\u00f3cio universal do crente, pois al\u00e9m da leitura da -B\u00edblia, palavra de Deus, da autoridade da prega\u00e7\u00e3o do evangelho de Jesus, o crente tem acesso livre \u00e0 presen\u00e7a de Deus, atrav\u00e9s da ora\u00e7\u00e3o.\u00a0 <\/em><\/li>\n\n\n\nDefesa e pr\u00e1tica da liberdade religiosa.<\/em><\/li>\n\n\n\nDefinitiva separa\u00e7\u00e3o de Igreja e Estado.<\/em><\/li>\n\n\n\nC\u00e2ntico congregacional.<\/em><\/li>\n<\/ul>\n\n\n\nPor inspira\u00e7\u00e3o e confirma\u00e7\u00e3o divina, a reforma protestante segue seu curso natural, avan\u00e7ando na Europa e, em seguida, vindo para o novo mundo \u2013 Am\u00e9rica.<\/em><\/p>\n\n\n\nNo novo mundo, onde os emigrantes traziam, em sua grande maioria, duras lembran\u00e7as de recentes persegui\u00e7\u00f5es religiosas sofridas no continente europeu, por conta de terem abra\u00e7ado a reforma, o protestantismo encontrou solo f\u00e9rtil.<\/em><\/p>\n\n\n\nNo continente americano, a reforma deu largos e firmes passos,<\/em> especialmente na Am\u00e9rica do Norte, de onde logo cedo, passou a influenciar outros povos e na\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\nAssim, naquele ano, chegam ao nosso pa\u00eds, os casais Bagby e Taylor<\/em>, que se alojando em S\u00e3o Paulo, na cidade de Santa B\u00e1rbara do Oeste, fundariam a primeira<\/em> Igreja Batista no Brasil.<\/em><\/p>\n\n\n\nA hist\u00f3rica trajet\u00f3ria dos protestantes com fundamento batista no pa\u00eds, tem sido de desafios, lutas, conquistas, perdas, sofrimento, persegui\u00e7\u00f5es, incompreens\u00f5es, avan\u00e7o, alegrias, compaix\u00e3o e vit\u00f3rias em Cristo.<\/p>\n\n\n\n
A prega\u00e7\u00e3o do evangelho no pa\u00eds, e especialmente no Nordeste teve caracter\u00edsticas pr\u00f3prias.<\/p>\n\n\n\n
De in\u00edcio, confrontos e persegui\u00e7\u00f5es, desaguando em pris\u00f5es, mortes e queima de B\u00edblias em pra\u00e7a p\u00fablica.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 bem poss\u00edvel, que tamb\u00e9m, por parte dos protestantes, tenham \u00e0 \u00e9poca, ocorrido excessos.<\/em><\/p>\n\n\n\nNa tentativa de descontruir <\/em>a nova mensagem, al\u00e9m de protestantes,<\/em> os crentes eram chamados de nova seita<\/em>, visando com essa categoriza\u00e7\u00e3o, remet\u00ea-los \u00e0 condi\u00e7\u00e3o de crendice<\/em> ou de religi\u00e3o an\u00e1tema. <\/em>Algo compar\u00e1vel a quadro de pessoas com<\/em> dist\u00farbio mental.<\/em> <\/p>\n\n\n\nOutra refer\u00eancia depreciativa aos crentes, no in\u00edcio, ocorria nos sert\u00f5es quando eram denominados de bodes.<\/em><\/p>\n\n\n\nEsse fato ocorria pelo paralelo criado entre o crente que muito cantava na igreja e o bode, especialmente, os cabritos, que perdidos nas caatingas nordestinas, passavam a berrar, emitindo longos e intermitentes sons.<\/em><\/p>\n\n\n\nUma das fontes dessa compara\u00e7\u00e3o depreciativa, segundo alguns musicistas, teria origem no c\u00e2ntico congregacional, de forma exaustiva<\/em>, do hino 116 <\/em>do hin\u00e1rio cantor crist\u00e3o<\/em>, que na vers\u00e3o antiga cantava de forma lenta, ou como se diz na regi\u00e3o, de forma arrastada<\/em>, assim cantava: … mestre … mestre … ouve com favor …<\/em><\/p>\n\n\n\nNesse per\u00edodo, nas igrejas protestantes em nosso pa\u00eds, o c\u00e2ntico congregacional se expandia.<\/p>\n\n\n\n
Alguns poucos \u00f3rg\u00e3os de pedais, acordeons, rabecas, coros orfe\u00f4nicos, e pontuais m\u00fasicas solos, ganhavam espa\u00e7o na liturgia nativa.<\/p>\n\n\n\n
Nesse cen\u00e1rio, em v\u00e1rios locais, surge a figura do Puxador de Hino<\/em>, ou seja, aquele que indo \u00e0 frente, iniciava os c\u00e2nticos congregacionais.<\/p>\n\n\n\nA m\u00fasica congregacional engatinhava nessa terra descoberta por Cabral.<\/em><\/p>\n\n\n\nEm seguida aparece a figura do ensaiador<\/em>, como m\u00fasico pr\u00e1tico<\/em>, que arregimentando fi\u00e9is, com alguma voca\u00e7\u00e3o musical ou n\u00e3o, formavam os primeiros conjuntos corais<\/em>.<\/p>\n\n\n\nN\u00e3o era f\u00e1cil, pois cantavam basicamente de ouvido,<\/em> quase sempre, n\u00e3o dispunham de partituras nem tampouco de apoio instrumental.<\/p>\n\n\n\nEra como dizia um conhecido e requisitado ensaiador nordestino: \u201cOs tons do coro tinham que ser captados de ouvido e, muitas vezes o c\u00e2ntico, somente no gog\u00f3.\u201d<\/em><\/p>\n\n\n\nAleluia!<\/em><\/p>\n\n\n\nSe contrapondo a essa realidade de enormes rupturas, o evangelho, de fundamento protestante, crescia nas capitais e de forma especial no interior, tendo como motor desse avan\u00e7o nos sert\u00f5es a figura do evangelista<\/em>.<\/p>\n\n\n\nNormalmente eram homens simples, pouco letrados, sem apego a bens<\/em>, com vida itinerante, a servi\u00e7o de Deus.<\/em><\/p>\n\n\n\nAtuavam nas ruas, pra\u00e7as, s\u00edtios e at\u00e9 em coletivos, demostrando um compromisso e vigor com a prega\u00e7\u00e3o do evangelho, creio, sem paralelo.<\/p>\n\n\n\n
Eram ou s\u00e3o homens e mulheres<\/em> que, parafraseando autor b\u00edblico, registramos: \u201cAndaram errantes pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. Homens que o mundo n\u00e3o era digno deles!”. Hebreus 11:38.<\/em><\/p>\n\n\n\nGl\u00f3ria a Deus!<\/em><\/p>\n\n\n\nSegundo alguns que conheci, o \u00fanico objetivo e centralidade de suas vidas era anunciar o evangelho<\/em> e ganhar almas para Jesus.<\/em><\/p>\n\n\n\nOh gl\u00f3ria!<\/em><\/p>\n\n\n\nV\u00e1rios evangelistas<\/em> tiveram atua\u00e7\u00e3o decisiva tamb\u00e9m na distribui\u00e7\u00e3o da B\u00edblia no pa\u00eds, pois atuavam tamb\u00e9m como colportores<\/em>, fazendo chegar aos lares, n\u00e3o somente a B\u00edblia, como livros religiosos e at\u00e9 hin\u00e1rios, conhecidos como cantor crist\u00e3o.<\/em><\/p>\n\n\n\nSuperando hist\u00f3ricos obst\u00e1culos, o protestantismo tem buscado andar pelos verdadeiros caminhos indicados pela B\u00edblia.<\/p>\n\n\n\n
Ainda sobre bodes,<\/em> a igreja de hoje, dita contempor\u00e2nea<\/em>, convive, na express\u00e3o de louvor e adora\u00e7\u00e3o, com realidades musicais desafiadoras.<\/p>\n\n\n\nOs interesses musicais, que deveriam ser apenas, adora\u00e7\u00e3o e<\/em> louvar a Deus<\/em>, tem sofrido com percep\u00e7\u00f5es outras.<\/p>\n\n\n\nO louvor, adora\u00e7\u00e3o, momentos musicais em grupo, poesia, e o c\u00e2ntico congregacional, como ganho da reforma protestante,<\/em> tem perdido for\u00e7a, abrindo, em algumas oportunidades, espa\u00e7o para enfoques que, nas mais das vezes, contrariam o esp\u00edrito de verdadeiro culto.<\/p>\n\n\n\nS\u00e3o tantas as possibilidades que t\u00eam a igreja de fazer do momento de louvor e adora\u00e7\u00e3o, algo inspirador, reconfortante e edificante.<\/em><\/p>\n\n\n\nMas, n\u00e3o tem sido sempre assim. Em alguns casos, h\u00e1 momentos de louvor que passa a ideia de preenchimento de tempo ou at\u00e9 mesmo, pasmem, de auto exibi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
O valor da m\u00fasica congregacional no culto, como ganho da reforma protestante<\/em> precisa sempre ser lembrado, pois quando, por alguma raz\u00e3o, nos falta m\u00fasica congregacional nos cultos, fica uma enorme sensa\u00e7\u00e3o de vazio.<\/em><\/p>\n\n\n\nPelo menos em mim.<\/em><\/p>\n\n\n\nEsta n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 uma quest\u00e3o de g\u00eanero<\/em> e espa\u00e7o musical, \u00e9 um entendimento de que, do louvor<\/em> no culto, todos podem e devem participam em adora\u00e7\u00e3o, louvor e alegria.<\/em><\/p>\n\n\n\nAleluia!<\/em><\/p>\n\n\n\nOh gl\u00f3ria!!<\/em><\/p>\n\n\n\nDc. Lyncoln Ara\u00fajo<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"No final do m\u00eas passado, aconteceram, em boa parte do mundo, comemora\u00e7\u00f5es alusivas aos 507 anos da reforma protestante. Acontecimento hist\u00f3rico e importante na vida da humanidade, ela acontece no per\u00edodo inicial da idade moderna, com repercuss\u00f5es at\u00e9 os nossos dias. Movimento de reposicionamento de conceitos crist\u00e3os b\u00edblicos doutrin\u00e1rios, a reforma protestante, teve como ideal […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":565,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":true,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false},"version":2}},"categories":[22],"tags":[],"class_list":{"0":"post-5231","1":"post","2":"type-post","3":"status-publish","4":"format-standard","5":"has-post-thumbnail","7":"category-artigos"},"jetpack_publicize_connections":[],"yoast_head":"\n
Quest\u00e3o de G\u00eanero - ADIBERJ<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n