{"id":2496,"date":"2021-12-09T11:42:26","date_gmt":"2021-12-09T14:42:26","guid":{"rendered":"https:\/\/adiberj.com.br\/?p=2496"},"modified":"2021-12-09T12:03:14","modified_gmt":"2021-12-09T15:03:14","slug":"linhas-e-entrelinhas-uma-analise-das-controversias-em-torno-da-exclusao-do-pastor-ed-rene-kivitz-da-oppb-sp","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/adiberj.com.br\/linhas-e-entrelinhas-uma-analise-das-controversias-em-torno-da-exclusao-do-pastor-ed-rene-kivitz-da-oppb-sp\/","title":{"rendered":"Linhas e Entrelinhas: Uma an\u00e1lise das controv\u00e9rsias em torno da exclus\u00e3o do pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz da OPPB-SP"},"content":{"rendered":"\n
\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Desde que o Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz foi exclu\u00eddo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil Se\u00e7\u00e3o S\u00e3o Paulo (OPBB-SP) houve um turbilh\u00e3o de mensagens sobre o assunto. Os primeiros a falar e a dar publicidade ao ocorrido foram aqueles que se identificam com os posicionamentos do referido pastor, os quais expressaram sua indigna\u00e7\u00e3o diante do ato que consideraram uma demonstra\u00e7\u00e3o de autoritarismo e partidarismo pol\u00edtico. Alguns chegaram, inclusive, a cogitar a possibilidade de que a a\u00e7\u00e3o fosse produto de uma mobiliza\u00e7\u00e3o fundamentalista capitaneada por bolsonaristas<\/em>, visando a promo\u00e7\u00e3o da institui\u00e7\u00e3o \u00e0s custas da popularidade do pastor exclu\u00eddo.  Essa teoria, entretanto, n\u00e3o p\u00f4de ser confirmada, uma vez que a OPBB-SP n\u00e3o deu publicidade midi\u00e1tica \u00e0 sua decis\u00e3o. Com efeito, o assunto ganhou notoriedade por meio dos defensores do pastor em quest\u00e3o, o qual, motivado pela agita\u00e7\u00e3o resultante de sua exclus\u00e3o, gravou um v\u00eddeo apresentando sua vers\u00e3o dos fatos. Essa atitude teve uma repercuss\u00e3o muito maior que as reclama\u00e7\u00f5es de seus seguidores. Pois, a partir da\u00ed, embora muitos tenham criticado sua fala, o caso ganhou espa\u00e7o na m\u00eddia secular, onde alguns demonstraram seu apoio ao pastor.<\/p>\n\n\n\n

Todavia, essa situa\u00e7\u00e3o revela problemas mais profundos. Um deles \u00e9 a clara divis\u00e3o doutrin\u00e1ria que h\u00e1 entre os batistas brasileiros. As redes sociais tornaram isso patente. Dois grupos, que j\u00e1 se digladiavam eventualmente, manifestaram suas posi\u00e7\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 postura e ao discurso do Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz. De um lado a ala mais conservadora, acusando-o de liberalismo teol\u00f3gico, do outro os evang\u00e9licos progressistas, defendendo-o e levantando bandeiras como a inclus\u00e3o de homossexuais e o aux\u00edlio aos pobres. \u00c9 bem verdade, no entanto, que nem todos os que sa\u00edram em defesa do pastor citado s\u00e3o adeptos da teologia inclusiva[1]<\/a><\/strong>. \u00a0Mas, de um modo geral, se identificam com os pressupostos do progressismo evang\u00e9lico, quais sejam: a interpreta\u00e7\u00e3o n\u00e3o literal da B\u00edblia, o condicionamento cultural dos textos, inerr\u00e2ncia limitada \u00e0s refer\u00eancias doutrin\u00e1rias \u00e0 salva\u00e7\u00e3o, igualismo de g\u00eanero[2]<\/a><\/strong>, defesa de pol\u00edticas afirmativas e a vis\u00e3o de que a a\u00e7\u00e3o social \u00e9 a manifesta\u00e7\u00e3o p\u00fablica mais evidente do evangelho.<\/p>\n\n\n\n

A uni\u00e3o desses pressupostos \u00e9 promovida por uma hermen\u00eautica[3]<\/a><\/strong>. que prioriza a cultura em detrimento da inten\u00e7\u00e3o original do autor b\u00edblico. Isto \u00e9, por detr\u00e1s do jarg\u00e3o proferido frequentemente por evang\u00e9licos progressistas, que afirma que Jesus \u00e9 a chave hermen\u00eautica das Escrituras, h\u00e1 o pressuposto de que a lente interpretativa mais adequada \u00e9 a cultura do povo que l\u00ea o texto b\u00edblico. \u00c9 da\u00ed que surge a necessidade de atualizar a leitura da B\u00edblia, abandonando a literalidade, a fim de tratar de quest\u00f5es aparentemente n\u00e3o cobertas pela revela\u00e7\u00e3o divina. Porquanto, como asseverou o Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz, sem essa atualiza\u00e7\u00e3o, pecados estruturais[4]<\/a><\/strong>como o racismo e o machismo s\u00e3o legitimados e promovidos. \u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Essa compreens\u00e3o reflete uma metodologia p\u00f3s-moderna, surgida no final da d\u00e9cada de 1960, conhecida como\u00a0reader response\u00a0<\/em>(resposta do leitor). Esta, conquanto possua diversas varia\u00e7\u00f5es, em ess\u00eancia, se trata de uma leitura guiada por lentes ideol\u00f3gicas. Seus adeptos geralmente a justificam utilizando os princ\u00edpios esposados pelo fil\u00f3sofo\u00a0Hans-Georg Gadamer<\/em>\u00a0(1900-2002), o qual rejeitava a inten\u00e7\u00e3o autoral argumentando que \u201cos textos possuem vida pr\u00f3pria\u201d[5]<\/a><\/strong>. Por conseguinte, \u201ca inten\u00e7\u00e3o do autor n\u00e3o \u00e9 decisiva e nem necess\u00e1ria para se estabelecer o sentido de um texto para um determinado leitor\u201d[6]<\/a><\/strong>. At\u00e9 porque,\u00a0Gadamer<\/em>\u00a0defendia a ideia de que n\u00e3o se pode reproduzir o sentido original de um texto antigo. Sendo assim, s\u00e3o as pressuposi\u00e7\u00f5es e as circunst\u00e2ncias hist\u00f3ricas dos leitores que devem determinar o sentido. A interpreta\u00e7\u00e3o mais adequada, portanto, surge da fus\u00e3o entre a situa\u00e7\u00e3o hist\u00f3rica original do texto e as pressuposi\u00e7\u00f5es do leitor, que s\u00e3o expandidas em fun\u00e7\u00e3o desse encontro[7]<\/a><\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Isso se parece bastante com a abordagem do Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz. \u00c9 poss\u00edvel, inclusive, que isso esteja impl\u00edcito em seu conceito de contextualiza\u00e7\u00e3o da mensagem b\u00edblica, a qual, segundo ele, acontece atrav\u00e9s de um \u201cprocesso de interpreta\u00e7\u00e3o do texto b\u00edblico mediado pelo contexto do leitor\u201d[8]<\/a><\/strong>. Essa lente interpretativa, provavelmente, o levou \u00e0 conclus\u00e3o de que mudan\u00e7as culturais requerem releituras do texto b\u00edblico. Em decorr\u00eancia disso, doutrinas fundamentais como os diferentes pap\u00e9is estabelecidos por Deus para o homem e a mulher, desde a cria\u00e7\u00e3o, s\u00e3o condenadas em seu discurso por conta de seu car\u00e1ter contracultural[9]<\/a><\/strong>. A justificativa para essa condena\u00e7\u00e3o, aparentemente, est\u00e1 na pressuposi\u00e7\u00e3o de que exercer a lideran\u00e7a no lar \u00e9 o mesmo que afirmar a inferioridade do liderado. Isso porque, \u00e9 dessa forma que essa rela\u00e7\u00e3o \u00e9 entendida atualmente em alguns c\u00edrculos.<\/p>\n\n\n\n

Evidentemente, as cr\u00edticas referentes ao comportamento e, sobretudo, \u00e0s ideias do pastor supracitado, n\u00e3o podem ser constru\u00eddas com base em apenas uma de suas prele\u00e7\u00f5es. Pensando nisso, imagino que seja interessante considerar outra de suas respostas aos questionamentos acerca da proposta de \u201catualiza\u00e7\u00e3o da B\u00edblia\u201d. No v\u00eddeo intitulado \u201cMovimento Casa\u201d, gravado no dia 29 de outubro de 2020 e postado no canal da igreja que pastoreia, o Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz, mais ou menos aos 40 minutos, declara que encontra \u201cmuitos irm\u00e3os homossexuais que s\u00e3o de Jesus, que s\u00e3o convertidos, que s\u00e3o de Deus, que s\u00e3o filhos e filhas amadas de Deus\u201d[10]<\/a><\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Conquanto essa frase perten\u00e7a a um contexto maior, sua ocorr\u00eancia nos l\u00e1bios de um pastor \u00e9, no m\u00ednimo, suspeita. E, como tal, deveria pelo menos gerar d\u00favidas. Contudo, o que surpreende grande parte dos evang\u00e9licos \u00e9 o fato de que os seguidores desse pastor nem ao menos questionam. Parece que, aos olhos deles, n\u00e3o h\u00e1 nada que ele diga que provoque d\u00favidas a respeito de suas posturas teol\u00f3gicas.<\/p>\n\n\n\n

Com base nesse olhar justificador, que redime qualquer ind\u00edcio de desvio, os adeptos desse pregador o consideram uma v\u00edtima do fundamentalismo bolsonarista batista<\/em> e do oportunismo de alguns que querem se promover \u00e0s custas da sua popularidade. O que, definitivamente, n\u00e3o faz sentido. Afinal de contas, nessa hist\u00f3ria toda quem foi \u201cpromovido\u201d foi o pastor disciplinado, e n\u00e3o a institui\u00e7\u00e3o que o disciplinou. Ali\u00e1s, vale ressaltar que a \u201cpromo\u00e7\u00e3o\u201d do pastor resultou da iniciativa dele em dar uma satisfa\u00e7\u00e3o ao seu p\u00fablico. Mas \u00e9 perfeitamente compreens\u00edvel que o seguidor apaixonado veja nisso justamente o contr\u00e1rio, e entenda que essa \u201cpromo\u00e7\u00e3o\u201d foi o tiro que saiu pela culatra.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o obstante, penso que uma leitura honesta de tudo o que aconteceu, deve levar \u00e0 conclus\u00e3o de que a exclus\u00e3o do Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz ocorreu por causa da colis\u00e3o de correntes teol\u00f3gicas. Pois, por mais que ele utilize a ret\u00f3rica e a boa orat\u00f3ria a fim de convencer o povo evang\u00e9lico de que, nas linhas, se identifica com aquilo que os batistas e a tradi\u00e7\u00e3o reformada sempre defenderam, nas entrelinhas suas ideias se op\u00f5em ao cerne da ortodoxia crist\u00e3. Sen\u00e3o vejamos: \u201cos reformadores ensinavam que cada texto tem um s\u00f3 sentido, que \u00e9 o literal \u2013 a n\u00e3o ser que o pr\u00f3prio contexto ou outro texto das Escrituras requeiram claramente uma interpreta\u00e7\u00e3o figurada ou metaf\u00f3rica\u201d[11]<\/a><\/strong>. Ora, o Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz, posto que diga n\u00e3o colocar \u201cem discuss\u00e3o as convic\u00e7\u00f5es seculares da tradi\u00e7\u00e3o crist\u00e3,\u00a0especialmente reformada<\/strong>\u201d[12]<\/a><\/strong>, deixa bem claro que a B\u00edblia \u00e9 insuficiente \u201cquando lida literalmente\u201d[13]<\/a><\/strong>. Isso mostra que o m\u00e9todo hermen\u00eautico que ele utiliza n\u00e3o \u00e9 o da Reforma Protestante.<\/p>\n\n\n\n

Semelhantemente, no tocante aos batistas, ele afirma n\u00e3o colocar em discuss\u00e3o as \u201cconfiss\u00f5es doutrin\u00e1rias batistas a respeito da B\u00edblia\u201d, por\u00e9m, em seu v\u00eddeo sobre o desligamento da OPBB-SP (Entre o minuto 7 e 8)[14]<\/a><\/strong>, deu a entender que para ser batista n\u00e3o \u00e9 preciso subscrever e nem se submeter a uma confiss\u00e3o de f\u00e9, mas simplesmente se alinhar com os princ\u00edpios que apontam para a liberdade, pluralidade e diversidade.\u00a0 Isto \u00e9, a identidade batista, na concep\u00e7\u00e3o dele, \u00e9 definida pela inexist\u00eancia de credos formais ou confiss\u00f5es de f\u00e9 e pela aceita\u00e7\u00e3o incondicional de todo tipo de cren\u00e7as e comportamentos como representantes da f\u00e9 crist\u00e3 genu\u00edna.<\/p>\n\n\n\n

Essa postura, de acordo com Heber Carlos de Campos, \u00e9 perigosa. \u201cEm tempos de tanta confus\u00e3o teol\u00f3gica por que passa a igreja crist\u00e3 [\u2026] n\u00e3o \u00e9 aconselh\u00e1vel professar o cristianismo sem afirmar com clareza aquilo em que se cr\u00ea\u201d[15]<\/a><\/strong>. Os batistas nunca fizeram isso. Sua trajet\u00f3ria hist\u00f3rica, desde o princ\u00edpio, foi marcada por declara\u00e7\u00f5es doutrin\u00e1rias e confiss\u00f5es de f\u00e9. Acerca dessa realidade,\u00a0Edgar Young Mullins<\/em>\u00a0(1860-1928), no in\u00edcio do s\u00e9culo XX, disse que havia \u201cum n\u00famero de excelentes credos batistas j\u00e1 em exist\u00eancia\u201d[16]<\/a><\/strong>. A bem da verdade, foi justamente esse registro da f\u00e9 batista que deu ao Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz o conhecimento dos princ\u00edpios que ele alega observar. Destarte, insinuar que subscrever ou submeter-se a uma confiss\u00e3o de f\u00e9 nada tem a ver com a identidade batista \u00e9 andar na contram\u00e3o da hist\u00f3ria denominacional.<\/p>\n\n\n\n

Isso demonstra que as convic\u00e7\u00f5es do pastor supramencionado est\u00e3o em flagrante contraste com aquilo que a maioria dos evang\u00e9licos cr\u00ea. Se n\u00e3o fosse assim, por que, ent\u00e3o, haveria tanta pol\u00eamica? Talvez, diante disso, os defensores dele digam: \u201cas pol\u00eamicas surgem porque seu pensamento est\u00e1 a frente de seu tempo e muito acima do intelecto med\u00edocre e dos preconceitos dos fundamentalistas bolsonaristas<\/em>\u201d.<\/em> Entretanto, h\u00e1 dois aspectos desse pensamento que t\u00eam de ser considerado: o primeiro diz respeito a inabilidade do pregador em comunicar claramente o que quer dizer. Porque, ao contr\u00e1rio do que pensam seus seguidores, se o intelecto dele \u00e9 t\u00e3o superior que somente as mentes privilegiadas (e arrogantes) conseguem compreender, sua prega\u00e7\u00e3o n\u00e3o alcan\u00e7a as massas. O pobre, sem instru\u00e7\u00e3o, permanece alienado. Ou seja, \u00e9 um discurso ineficaz e excludente. O segundo ponto \u00e9 que, curiosamente, os mesmos que acusam de \u00f3dio e reducionismo aqueles que discordam das interpreta\u00e7\u00f5es do referido pastor, com sua ira politicamente correta, reduzem seus opositores a indiv\u00edduos opressores, desprovidos de intelig\u00eancia e seguidores cegos do Presidente da Rep\u00fablica. E o pior: rotulam os discordantes de \u201cfundamentalistas\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Quanto a esse \u201cxingamento\u201d, cabe salientar que numa outra prega\u00e7\u00e3o pol\u00eamica do referido pastor, ele teve a aud\u00e1cia de comparar os fundamentalistas crist\u00e3os aos fundamentalistas isl\u00e2micos; demonstrando uma perspectiva parcial da realidade[17]<\/a><\/strong>. Visto que o fundamentalismo crist\u00e3o nada tem a ver com o fundamentalismo isl\u00e2mico. Este, diferentemente daquele, tem a viol\u00eancia f\u00edsica como um dos itens de sua agenda. O \u201cfundamentalista crist\u00e3o\u201d, por outro lado, apenas defende os fundamentos da sua f\u00e9. E n\u00e3o faz isso matando pessoas ou explodindo bombas. O designativo foi usado com refer\u00eancia aos conservadores norte-americanos, a partir de 1920, em raz\u00e3o de seus embates com os adeptos do liberalismo teol\u00f3gico. H\u00e1 quem pense que o nome tenha sido cunhado por\u00a0Curtis Lee Laws<\/em>, uma vez que, em 1920, ele o utilizou no jornal\u00a0the baptist watchman examiner<\/em>para referir-se \u00e0queles que lutavam pelos fundamentos da f\u00e9 crist\u00e3, quais sejam: a cren\u00e7a na inerr\u00e2ncia da B\u00edblia; o nascimento virginal e a divindade de Cristo; a morte vic\u00e1ria e expiat\u00f3ria de Jesus; a ressurrei\u00e7\u00e3o pessoal de Cristo e a segunda vinda do Filho de Deus. Outra possibilidade de origem \u00e9 apresentada por Leonardo Boff, o qual entende que \u201co termo foi cunhado em 1915, quando professores de teologia da Universidade de Princeton publicaram uma enorme cole\u00e7\u00e3o de doze livros que vinha sob o t\u00edtulo\u00a0Fundamentals. A Testemony of the Truth<\/em>\u00a0(1909-1915)\u201d[18]<\/a><\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Outrossim, \u00e9 importante frisar que, embora o termo fundamentalismo tenha se tornado pejorativo nos l\u00e1bios dos progressistas, conforme a conceito de Leonardo Boff (provavelmente, o mesmo do Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz), a maioria esmagadora do povo evang\u00e9lico poderia ser adjetivada dessa forma. Haja vista que, como diz Boff,<\/p>\n\n\n\n

para o fundamentalista, a cria\u00e7\u00e3o se realizou mesmo em sete dias. O ser humano foi feito literalmente de barro. Eva \u00e9 tirada da costela f\u00edsica de Ad\u00e3o. O preceito \u201ccrescei e multiplicai-vos, enchei e subjugai a Terra, dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do c\u00e9u, sobre tudo o que vive e se move sobre a Terra\u201d (G\u00eanesis 1.28) deve ser tomado estritamente ao p\u00e9 da letra […] Mais ainda: s\u00f3 Jesus \u00e9 o caminho, a verdade e a vida, o \u00fanico suficiente salvador. Fora dele h\u00e1 somente perdi\u00e7\u00e3o[19]<\/a><\/strong>. \u00a0<\/p>\n\n\n\n

 Seguindo esse racioc\u00ednio, \u00e9 f\u00e1cil concluir que fundamentalismo e conservadorismo n\u00e3o s\u00e3o sin\u00f4nimos de belicosidade. Francamente, hoje em dia, o progressismo tem se mostrado muito mais belicoso e excludente. Porquanto, a milit\u00e2ncia progressista, com seu projeto de poder pol\u00edtico e religioso, vem aparelhando as institui\u00e7\u00f5es com o fito de ditar a maneira como os indiv\u00edduos devem crer, agir e falar. Usando a for\u00e7a da lei e o poder da influ\u00eancia pol\u00edtica para limitar o acesso de conservadores ao debate acad\u00eamico, \u00e0s salas de aula e aos demais espa\u00e7os de forma\u00e7\u00e3o de opini\u00e3o. Quem confronta esse sistema \u00e9 tachado de fundamentalista, retr\u00f3grado, intolerante, invejoso, sem relev\u00e2ncia, desprovido de intelig\u00eancia, entre outras coisas.  <\/p>\n\n\n\n

Lamentavelmente, esses elementos subjaziam ao discurso do referido pastor sobre seu desligamento. Sua fala educada e sua express\u00e3o gentil veicularam \u201cnas entrelinhas\u201d cr\u00edticas e acusa\u00e7\u00f5es, tanto \u00e0 Comiss\u00e3o de \u00c9tica da OPBB-SP quanto aos que consideram suas posi\u00e7\u00f5es contr\u00e1rias \u00e0s Escrituras. Isso agu\u00e7ou a belicosidade de seus seguidores, os quais foram \u00e0 internet para acusar e diminuir os discordantes.<\/p>\n\n\n\n

O mais triste nisso tudo \u00e9 que os defensores desse pastor questionam a Escritura, mas consideram seu \u00eddolo inquestion\u00e1vel; s\u00e3o capazes de rejeitar a inerr\u00e2ncia da B\u00edblia, mas incapazes de atribuir erros ao seu pregador preferido; condenam falas do ap\u00f3stolo Paulo, mas aceitam toda e qualquer interpreta\u00e7\u00e3o do Pastor Ed Ren\u00e9 Kivitz, como se ele fosse o \u00fanico int\u00e9rprete autorizado da Palavra de Deus. Algo semelhante \u00e0 infalibilidade papal. Sinceramente, isso parece idolatria.<\/p>\n\n\n\n

Finalmente, acredito que para os que avidamente o defendem, ainda que ele \u201csaia do arm\u00e1rio\u201d e declare publicamente sua ades\u00e3o \u00e0 teologia inclusiva, nada mudar\u00e1. Ele continuar\u00e1 sendo infal\u00edvel, inerrante e suficiente. Mas, para aqueles que conseguem enxergar as incoer\u00eancias e equ\u00edvocos de suas interpreta\u00e7\u00f5es, recomendo: mantenham-se firmes. N\u00e3o abandonem as Escrituras por causa de uma boa ret\u00f3rica ou da capacidade intelectiva de um pregador. Sejam crentes somente em Jesus Cristo e tenham apenas a B\u00edblia como \u00fanica regra de f\u00e9 e pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Que Deus nos aben\u00e7oe!<\/p>\n\n\n\n

Pr. Cremilson Meirelles \u00a0\u00a0\u00a0<\/strong><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

[1]<\/a><\/strong>Constru\u00e7\u00e3o teol\u00f3gica que visa legitimar biblicamente a homossexualidade.<\/p>\n\n\n\n

[2]<\/a><\/strong>Concep\u00e7\u00e3o de que homens e mulheres s\u00e3o iguais em tudo. Inclusive nos pap\u00e9is.<\/p>\n\n\n\n

[3]\u00a0<\/a><\/strong>De acordo com Grant Osborne, hermen\u00eautica \u00e9 uma palavra derivada de um voc\u00e1bulo grego cujo significado \u00e9 \u201cinterpretar\u201d. Com o passar do tempo o termo passou a ser utilizado para nomear a \u201cci\u00eancia que define os princ\u00edpios ou m\u00e9todos para a interpreta\u00e7\u00e3o do significado dado por um autor espec\u00edfico (OSBORNE, Grant R.\u00a0A espiral hermen\u00eautica:<\/em>\u00a0uma nova abordagem \u00e0 interpreta\u00e7\u00e3o b\u00edblica. S\u00e3o Paulo: Vida Nova, 2009, p. 25)<\/p>\n\n\n\n

[4]<\/a><\/strong>\u00a0\u201cOs te\u00f3logos da liberta\u00e7\u00e3o latino-americanos […] se referem a isso como \u201cpecado estrutural\u201d, ressaltando assim que o pecado \u00e9 expresso e corporificado nas estruturas sociais criadas e erguidas, seja por inten\u00e7\u00e3o ou omiss\u00e3o, por seres humanos.\u00a0 Muitos indiv\u00edduos adoecem em condi\u00e7\u00f5es sociais terr\u00edveis. Outros s\u00e3o oprimidos politicamente, por meio de governos irrespons\u00e1veis e autocr\u00e1ticos. E outros se encontram desesperadamente envolvidos em dificuldades econ\u00f4micas\u201d (McGRATH apud RENDERS, Helmut. Racismo estrutural como pecado social ou estrutural: aproxima\u00e7\u00f5es conceituais. Revista Caminhando v. 25, n. 3, p. 115-139, set.\/dez. 2020, p. 128. Dispon\u00edvel em https:\/\/doi.org\/10.15603\/2176-3828\/caminhando.v25n3p115-139). Acesso em 07 dez. 2021.<\/p>\n\n\n\n

[5]<\/a><\/strong>\u00a0LOPES, Augustus Nicodemus. A B\u00edblia e seus int\u00e9rpretes. S\u00e3o Paulo: Cultura Crist\u00e3, 2013, p. 218.<\/p>\n\n\n\n

[6]\u00a0<\/a><\/strong>Ibid.<\/p>\n\n\n\n

[7]\u00a0<\/a><\/strong>Cf. LOPES, 2013, p. 219.<\/p>\n\n\n\n

[8]<\/a><\/strong>\u00a0KIVITZ, Ed Ren\u00e9. Sobre atualizar a B\u00edblia insuficiente. 2021, p. 13, 14.<\/p>\n\n\n\n

[9]<\/a><\/strong>\u00a0Cf.KIVITZ, Ed Ren\u00e9. Sobre atualizar a B\u00edblia insuficiente. 2021, p. 1.<\/p>\n\n\n\n

[10]<\/a><\/strong>\u00a0Movimento Casa; Ed Ren\u00e9 Kivitz; 29 de outubro de 2020. (50m55s). Dispon\u00edvel em: <https:\/\/www.youtube.com\/watch?v=gfBzlL0ETwg>. Acesso em 07 dez. 2021.<\/p>\n\n\n\n

[11]<\/a><\/strong>\u00a0LOPES, 2013, p. 161.<\/p>\n\n\n\n

[12]<\/a><\/strong>\u00a0KIVITZ, 2021, p. 4 (Grifo nosso).<\/p>\n\n\n\n

[13]\u00a0<\/a><\/strong>Ibid.<\/p>\n\n\n\n

[14]<\/a><\/strong>\u00a0Sobre meu desligamento da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil\/SP; Ed Ren\u00e9 Kivitz; 03 de dezembro de 2021. (17m53s). Dispon\u00edvel em: <https:\/\/www.youtube.com\/watch?v=m2ivGEMK2rE>. Acesso em 07 dez. 2021.<\/p>\n\n\n\n

[15]\u00a0<\/a><\/strong>CAMPOS, Heber Carlos de. A Relev\u00e2ncia dos Credos e Confiss\u00f5es. Fides Reformata v. 2, n. 02, p. 97-128, 1997.<\/p>\n\n\n\n

[16]<\/a><\/strong>MULLINS, Edgar Young.\u00a0Cren\u00e7as Baptistas.<\/em>\u00a03 ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Baptista, 1936, p. 7.<\/p>\n\n\n\n

[17]<\/a><\/strong>\u00a0Refiro-me \u00e0 prega\u00e7\u00e3o \u201cJesus: o Deus prom\u00edscuo”. Dispon\u00edvel em <https:\/\/www.youtube.com\/watch?v=YFlZeBBxoZw>. Sobre esse v\u00eddeo, recomendo a leitura de um outro artigo que redigi, dispon\u00edvel em: <https:\/\/pastorcremilson.blogspot.com\/2016\/12\/deus-promiscuo-eu-hein.html>.<\/p>\n\n\n\n

[18]<\/a><\/strong>\u00a0BOFF, Leonardo. Fundamentalismo: a globaliza\u00e7\u00e3o e o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2002, p. 12.<\/p>\n\n\n\n

[19]<\/a><\/strong>BOFF, 2002, p. 14.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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