Uma ação capaz de mudar o mundo

1307

“Conhecemos o amor nisto: que Ele [Jesus] deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1 João 3.16).

Enquanto Paulo ensina (teoria) que o amor é o caminho sobremodo excelente, João nos orienta a andar (prática) em amor. Ressalto que ambos praticaram o amor de Deus. Para amar de verdade, precisamos conhecer a verdade e ao mesmo tempo praticá-la.

Uma ação capaz de mudar o mundo – Só pode ter sua origem em Deus. Essa ação nos foi manifesta através de Cristo que caminhou em direção a humanidade, com o objetivo de redimi-la. “…Ele deu a sua vida por nós” (1 João 3.16).

Cristo deu a vida por nós. Antes Ele habitava a glória inalcançável, onde recebia constante adoração dos anjos. Por amor a nós, Ele desceu à terra, nascendo de uma mulher. Além disso, durante toda a sua existência humana, Ele sofreu e foi provado em todas as coisas, experimentando o que de fato é a natureza humana. O Senhor Jesus Se colocou no lugar de todo homem.

Uma ação capaz de mudar o mundo – Causa um impacto profundo e definitivo em cada ser humano. “…Nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1 João 3.16). Dar a vida pelos irmãos pode significar, na prática, dar nosso tempo. Assim, se sentimos a ausência de determinado irmão ou irmã nas reuniões da igreja, que tal dispor um tempo para fazer-lhe uma visita ou enviar uma mensagem no seu ZAP? Pode parecer simples dedicar um tempo para orar com quem se encontra enfraquecido, ou consolar quem está desanimado. Mas isso é, na prática, dar a vida pelos irmãos.

O cuidar uns dos outros requer nossa disposição para amá-los e alimentá-los. Isso somente será feito mediante o fluir da vida de Deus por nosso intermédio. E esse fluir, sem exceção, exige nossa saída do comodismo. O conforto do lar, a acomodação da rotina e a reserva de tempo para os próprios interesses: tudo isso é deixado de lado, ao menos por um pouco, quando nos dispomos a dar a vida pelos irmãos.

Uma ação capaz de mudar o mundo – Se torna conhecida por suas manifestações de amor. “Conhecemos o amor nisto” (1 João 3.16). O apóstolo João prossegue: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1 João 3:17-18). Embora os recursos deste mundo possam ser interpretados como dinheiro ou bens materiais, se abrirmos o coração, ou mesmo nossa casa, esses gestos, por mais simples que pareçam, podem ser utilizados como um recurso para acolher os irmãos que padecem. Afinal, nossos irmãos em Cristo têm necessidades que precisam ser atendidas, tais como oração, atenção, cuidado, intercessão e comunhão na Palavra. Se praticarmos isso, o amor de Deus permanecerá em nós e seremos, de fato, abençoados por realizar a vontade do Senhor, cooperando para Sua vinda e a manifestação de Seu reino.

O que Jesus fez, e o que Ele representa tem o poder de mudar o mundo: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo”. (1 João 2:2).

Pregue essa mensagem. Anuncie essa palavra. Ela tem o poder de mudar o mundo.


Pr. Carlos Elias de Souza Santos
Pastor da PIB de Campo Grande/RJ

Deixe uma resposta