Vivemos numa era de influenciadores, especificamente influenciadores digitais. Sabemos que esses exercem uma influência intensa; contudo, curta, momentânea, fulgaz. Geralmente esses influenciadores são jovens, nativos digitais, com perfil que se adequa a determinado nicho em voga, alcançando assim um grupo que se torna seguidor fiel.
Dificilmente nos nossos dias saberemos de um pai que é influenciador e, mais, por gerações. Até porque vivemos dias em que os pais desistem de ser influenciadores e têm permitido que seus filhos sejam influenciados por outros. Afinal, não há mais tempo para diálogos, para momentos a sós, para repassar valores e lições.
Pais, é necessário resgatar a postura de influenciadores, e eu chamo sua atenção para um pai que influenciou por gerações, Jonadabe, filho de Re- cabe. No capítulo 35 do livro do profeta Jeremias, podemos verificar esse homem, que como pai, foi capaz de influenciar sua posteridade.
Jonadabe era um líder religioso conservador e ele viveu no tempo do rei Jeú do Reino Norte, aproximada mente dois séculos antes do relato de Jeremias, no capítulo 35. E Jonadabe apoiou a reforma radical de destruição do culto a Baal, promovida por Jeú (II Reis 10.15-23).
Jonadabe, o recabita, deu ordens para os seus que foram obedecidas e respeitadas por gerações. E a ênfase desta reflexão que te convido a fazer não está nas exigências ascéticas de Jonadabe, mas na obediência dos seus descendentes, devido à postura de integridade que este homem devia ter. Havia uma admiração, um respeito tal que os recabitas, filhos de Jonadabe, por gerações, faziam a diferença em meio a um contexto corrompido, não eram regidos e influenciados pelo meio e guardavam os referenciais repassados por Jonadabe.
No capítulo 35, versículo 10 do profeta Jeremias, os descendentes de Jonadabe disseram ao profeta: “Temos […] obedecido fielm ente a tudo o que nosso antepassado Jonadabe nos ordenou”. Que lição! Lição tamanha que o próprio Deus usou para apresentar ao Seu povo uma lição prática.
Deus apresenta a Judá a fidelidade e obediência dos recabitas à ordem do seu antepassado (Jeremias 35.12-17). E a fidelidade deles ficou registrada nos anais da literatura bíblica como exemplo vivo de obediência, assim como a evidente integridade de Jonadabe. O que falta nos pais de hoje para influenciar pelo menos os seus filhos?
Precisamos reavaliar, repensar a postura de provável afrouxamento na relação pais e filhos. Os pais já não têm sido os referenciais, e quando faltam referenciais no lar, buscam-se referenciais fora, inclusive nas redes sociais e esses, na maioridade das vezes, incutem valores distorcidos.
Pais, a tua família é o teu maior campo de atuação ética. Você precisa passar o legado dos valores cristãos para seus filhos. Essa é a maior herança que você pode deixar para eles. Seja você o “influencer” do seu filho, tal como Jonadabe, “um pai que influenciou por gerações.
Por Nédia Galvão – membra da Igreja Batista do Centenário (Congregação em Areia Branca) – SE – Extraído do OJB.