Sete motivos para frequentar a Escola Bíblica Dominical, a nossa EBD

1064

A Escola Bíblica Dominical (EBD) é a base para o fortalecimento espiritual da igreja. É nela que acontece o aprofundamento no aprendizado da Bíblia, tão importante para o crescimento do crente. E por isso mesmo não deveria ser negligenciado. A questão é que muitos não se envolvem nesse estudo como deveriam. Por outro lado, as igrejas que investem nas EBDs têm colhido bons frutos.

“Embora muitos julguem-na ultrapassada e desnecessária ou ‘coisa para novo convertido’, a verdade é que as igrejas que têm fortalecido os trabalhos da EBD têm, em consequência, experimentado um fortalecimento doutrinário e um engajamento no serviço cristão muito maior que aquelas que abandonaram suas EBDs”, afirma o especialista no assunto, Tiago Rosas, teólogo, evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB e autor de quatro livros.

Para motivar o membro e a igreja a investirem no estudo bíblico, Tiago listou sete motivos para fortalecer ainda mais a EBD, confira:

1 – É um lugar de comunhão. Rever os irmãos em Cristo a cada manhã de domingo, e repartir uns com os outros o pão espiritual da Palavra de Deus é algo realmente renovador.

2 – A família caminha unida. Não é maravilhoso que os pais possam ir com seus filhos à Escola Dominical, onde todos poderão estudar a Palavra de Deus numa linguagem e ambiente adequados? A EBD auxilia os pais cristãos na formação espiritual de seus filhos.

3 – Disciplina a vida espiritual. Ela estimula a ter hábitos espirituais saudáveis como orar todo dia, ler a Bíblia, estudar a Bíblia com auxílio de outros materiais de apoio, como dicionários, comentários, enciclopédias, pesquisas na internet, etc.

4 – É um discipulado contínuo. Na EBD, não apenas novos convertidos são discipulados nas doutrinas rudimentares do Cristianismo, mas também os crentes veteranos são instruídos e moldados continuadamente na sã doutrina. Afinal, a EBD não aborda apenas assuntos incipientes da fé, mas temas teológicos e éticos contemporâneos, para os quais todos os crentes devem prestar atenção.

5 – Há interação no aprendizado. Os alunos podem comentar, perguntar, responder, ler textos bíblicos, apresentar trabalhos em equipe, participar de dinâmicas de grupo e envolver-se na aula para construir o ensino junto com o professor.

6 – Ajuda no crescimento intelectual. A Escola Dominical é multidisciplinar: nela se aprende de tudo um pouco, sempre a partir do estudo da Palavra de Deus. Um pouco de gramática, de história, de geografia, de hermenêutica, de ética, de filosofia, de teologia. E ainda se desenvolve o hábito de leitura, da escrita e da exposição oral.

7 – É um preparo para o serviço. Todo bom pregador, teólogo, escritor, missionário, compositor, cantor, músicos e líderes em geral podem aprender na escola bíblica. Afinal, quem cresce com os pés firmados na sã doutrina, cresce preparado para servir da melhor forma e para enfrentar as maiores intempéries da vida.

Por Tiago Rosas 

Deixe uma resposta