Ser Cristão é Nascer de novo

1391

“Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: quem não nascer de novo, não verá o reino de Deus”. (João 3:3).

Muitas pessoas na atualidade se apresentam dizendo que são “cristãs”, e as vezes percebo, que muitas delas não sabem bem o que isso de fato significa.

Na minha caminhada cristã, aprendi que um cristão é aquela pessoa que ouviu o evangelho, ou seja, as boas novas da salvação em Cristo Jesus, e correspondeu a mensagem anunciada confiando em Jesus para a salvação, declarando-o como Senhor e Salvador da sua vida.

Quando uma pessoa de diz cristão, ela está dizendo crer que todos somos pecadores, merecendo completamente a condenação de um Deus Santo que odeia o pecado e toda a perversidade. Que Deus, em Sua misericórdia, assumiu forma humana na pessoa de Jesus e viveu a vida perfeita de obediência a Deus que nós deveríamos viver. Que Cristo ofereceu sua vida na cruz para pagar a penalidade pelos nossos pecados, e ressuscitou dentre os mortos em vitória e glória, como Rei prometido de Deus. E que qualquer um que se volta para Jesus em arrependimento e fé é completamente perdoado e adotado na família de Deus.

Resumindo: Cristão é alguém que recebeu o novo nascimento como um presente da graça de Deus.

Na doutrina da adoção, o cristão é alguém que recebeu uma condição adequada diante de Deus, que lhe permite se tornar um filho de Deus.

Na doutrina da regeneração, o cristão é alguém que necessariamente precisou nascer de novo, ou seja, experimentou um novo nascimento.

O que é o novo nascimento? O novo nascimento é a única possibilidade de uma pessoa ver o reino de Deus (João 3.3). Na verdade, quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (João 3.5). Quando o Senhor Jesus Cristo teve essa conversa com Nicodemos, certamente ele acreditava que Jesus lhe apresentaria uns 10 conselhos para que os observasse e tudo estaria resolvido. Só que não! Não foi nada disso.

Era preciso começar tudo de novo, uma vida nova, era preciso nascer de novo.

Fico tentando imaginar a confusão na cabeça daquele homem. Ele se revelou um mestre que não sabia das coisas (João 3.10). Um ser desconectado com as coisas desta terra (João 3.12). Mesmo assim, o sábio doutor insistiu na confusão de informações: “como pode um homem nascer sendo velho?” (João 3. 4).

Jesus não tratava de um nascer físico, o que certamente só acontece uma vez nesta vida. Jesus falou em “nascer do Espírito”. É a isto que chamamos de regeneração. O velho homem espiritual dá lugar a um novo homem espiritual. Por definição, cristão é aquele que recebeu de Deus uma nova vida espiritual.

Foi isso que Deus prometeu aos que creem no seu nome: “Eu lhes darei um novo coração e colocarei em vocês um novo espírito. Removerei seu coração de pedra e lhes darei coração de carne. Porei dentro de vocês meu Espírito…” (Ezequiel 36:26,27). A verdade é que todo cristão já passou por este processo.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta