Ser cristão é não curtir o pecado

1501
Reprodução/Internet.

“Aquele que é nascido de Deus não vive no pecado, pois a vida de Deus está nele. Logo, não pode continuar a pecar, pois é nascido de Deus”. (1 João 3. 9).

Mentir, por si só, já é um grave pecado. O que pode piorar ainda mais essa situação, é mentir para si mesmo. Não minta para você mesmo, reconheça que você é pecador.

Na Palavra de Deus aprendemos que: “Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e não vivemos na verdade” (1 João 1:8). “Se afirmamos que não pecamos, chamamos Deus de mentiroso e mostramos que não há em nós lugar para sua palavra” (1 João 1:10).

O primeiro grande passo que todo cristão verdadeiro dá, é na direção da verdade, e na direção do reconhecimento, confissão e perdão dos seus pecados. Cristãos verdadeiros não curtem pecar.

O pecado não é uma especialidade do cristão. O pecado é a especialidade do Diabo: “…Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele…” (João 8.44)

Não é nem um pouco precipitado afirmar que, aquele que curte o pecado pertence ao diabo. É a Palavra de Deus que afirma assim: “…quando continua a pecar, mostra que pertence ao diabo, pois o diabo peca desde o início” (1 João 3:8a).

Ser Cristão é não curtir o pecado, por uma razão muito significativa, Jesus Cristo veio para destruir as obras do diabo: “Por isso o Filho de Deus veio, para destruir as obras do diabo” (1 João 3.8b).

Viver no pecado, ter prazer no pecado, ou seja, curtir o pecado é o que tornará evidente a diferenciação entre os filhos da perdição e os filhos da salvação. Não será muito difícil perceber a diferença:

– Ninguém que permanece em Cristo vive pecando (v.6), ninguém que vive pecando o viu ou o conhece (v.6).

– Quem faz do pecado uma prática pertence ao Diabo (v.9), quem nasceu de Deus não consegue continuar na prática do pecado. (v.9). Se não pratica a justiça tal pessoa não procede de Deus (v.10).

Ser cristão é ter aversão pelo pecado. Quando um pecador se rende ao amor de Cristo, e reconhece o quanto o seu pecado “castigou” a Jesus Cristo na cruz do calvário, ele passa a ter aversão pelo pecado. Um verdadeiro cristão nasce a partir do arrependimento. Arrependimento é muito mais do que sentir-se mal, ou meramente admitir que errou. É mais profundo do que confessar sua culpa. Arrependimento e dar as costas para o pecado, renunciado suas práticas e atos pecaminosos.

Um verdadeiro cristão se consolida através da admoestação. Nada pode ser mais poderoso do que quando Deus admoesta um pecador, com o fim único de ajudá-lo a chegar ao arrependimento. Deus ama tanto seus filhos, que os disciplina para que deixem sua vida pecaminosa e passem a não mais curtir o pecado.

E aí? Quando o assunto for pecado: Like ou Deslike? Se você é um cristão, com certeza já sabe a reposta certa.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta