Saindo da Depressão

48

No capítulo 19 de 1 Reis vamos encontrar o profeta Elias mergulhado numa profunda depressão.

Deitado sob um arbusto no deserto, isolado de todos e sem esperança, ele pede a morte. Mas Deus, ao invés de atendê-lo, submete-o a um tratamento que acaba resultando na sua recuperação.

O que foi que o Senhor providenciou para o profeta? Quais são as medidas que ele apontou e que, se forem seguidas por nós, resultarão em vitória sobre a depressão?

Em primeiro lugar, Deus providenciou satisfação física para Elias (vs.5,6). Através de um anjo, enviou-lhe comida e bebida, bem como um sono restaurador. Em seguida, recomendou-lhe uma revigorante caminhada. Boa alimentação, repouso e atividade física são ferramentas poderosas no tratamento da depressão.

Depois, o Senhor providenciou para Elias satisfação ambiental (vs.7,8). Tirou-o da terra de Israel e levou-o ao Monte Horebe. Uma mudança de ambiente pode ser muito proveitosa para o deprimido.

Podemos modificar a nossa rotina, trabalhar um pouco menos, viajar nas férias ou passar um fim de semana com a família. A qualidade de vida afeta a saúde emocional.

Em terceiro lugar, o Senhor providenciou-lhe satisfação espiritual (vs.11,12). O profeta precisava de uma nova visão de Deus, e essa lhe veio na caverna. O vento, o terremoto e o fogo lembraram-lhe o poder divino; a voz mansa e suave fez com que se recordasse do seu amor. Às vezes nos deprimimos porque estamos trabalhando para Deus, e não com Deus…

Em quarto lugar, Deus providenciou satisfação ocupacional para Elias (vs.15-17). Embora o profeta quisesse desistir de tudo, o Senhor apontou-lhe uma nova missão, que teria caráter internacional.

Deus tem uma tarefa para nós, e nos ajudará a executá-la bem. Não podemos pensar em cruzar os braços. O Senhor deseja usar-nos.

Finalmente, Deus providenciou para Elias satisfação emocional (vs.16-18). O profeta se sentia só, mas poderia contar com um povo (os sete mil que não se inclinaram a Baal) e um amigo (Eliseu, que seria o seu sucessor). A caminhada da vida não deve ser encarada de forma solitária. Todos precisamos de amigos e irmãos que nos ajudem.

Se adotarmos as medidas que o Senhor recomendou a Elias, sairemos da depressão, assim como ele saiu. Recuperaremos a alegria de viver e atingiremos novas alturas em nossa jornada de fé. E descobriremos que as pedras no percurso não são obstáculos para nos fazer cair, mas degraus para ajudar-nos a crescer.

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal
 

Deixe uma resposta