Redes Sociais: Cuidados para não envergonhar a Deus

48

O cristão deve tomar cuidado com aquilo que posta na internet para não trazer escândalo para Deus, a igreja e a sua família.

Atualmente é quase impossível viver sem as redes sociais. São 131 milhões de brasileiros conectados ao YouTube, Instagram, Facebook e Twitter, que somam 356 bilhões de minutos consumidos e colocam o Brasil como o terceiro país no mundo que mais utilizam essas plataformas, segundo dados da Comscore. Mas e você, evangélico, como tem utilizado essas importantes ferramentas de comunicação?

O grande perigo é esquecer que também somos cristãos nas redes sociais e que devemos dar nosso testemunho no mundo virtual.

“Talvez, para mim, postar uma foto não tem nada a ver. Mas como serva de Deus precioso entender que minha vida como um todo deve testemunhar das coisas Deus. Preciso ter um olhar cuidadoso e analisar se o que estão vendo de mim está edificando ou não aquela pessoa. Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”, alerta Débora Gobbo, profissional de Educação Física, atuante na Comunidade Batista Cristã (Combc).

Já o pastor sênior, Paulo Eduardo, lembra que se o crente não posta nada nas redes sociais sobre a sua vida espiritual, alguma coisa está errada. “Devemos usar as redes para que as pessoas vejam a quem servimos, que é o Senhor que dirige as nossas vidas. Mas lamentavelmente, muitos cristãos nós não vemos nas redes o menor sinal da fé que têm em Jesus Cristo”, alerta o pastor.

Outro ponto importante em relação às mídias digitais é quanto à postura do evangélico. Segundo o pastor e missionário, Élder David Bednar, o cristão deve evitar entrar em discussão e debates desgastantes na internet e saber defender a sua crença de forma inteligente e humilde.

“Nossas mensagens devem procurar edificar e elevar, ao invés de discutir, debater, condenar ou menosprezar. Seja corajoso e ousado, mas não arrogante em defender nossas crenças, e evite discórdia. Como discípulos do Messias, nosso propósito deve ser usar os canais de mídias sociais como um meio de projetar a luz e a verdade do evangelho restaurado de Jesus Cristo”, orienta o missionário.

Orientações para o evangélico usar as redes sociais

  • Cuidado com as fotos e vídeos que você posta. Deus deu a cada um o livre arbítrio para fazer o que quiser, mas não autorizou ninguém a ser motivo de escândalo e envergonhar o Seu nome e da igreja.
  • Evite postar temas polêmicos que vão gerar debates e estresse, mas que não agregará em nada a sua vida e a de quem está vendo.
  • Procure não desabafar nas redes. Há outras pessoas para isso como amigos pessoais, familiares próximos, pastores e até profissionais como psicólogos, por exemplo. Quem se expõe demais cria uma imagem negativa que depois será difícil de tirar da memória dos outros. Antes de postar, dê um tempo a si mesmo, respire fundo e reflita se valerá a pena ou poderá se arrepender depois. Em caso de dúvida, peça a opinião de alguém. Quando o assunto é desabafar nas redes, nossa intuição costuma ser péssima conselheira.
  • Não poste fakenews. É pecado e presta um grande desserviço social. Antes de publicar qualquer notícia, busque checar se a informação é verdadeira. Em caso de dúvidas, não poste. O mundo já está cheio de mentirosos e você não precisa ser mais um.
  • Evite utilizar as redes sociais para criticar a igreja, suas programações e seus líderes. Esses são temas que devem ser tratados no particular da congregação. Difamar a igreja não resolverá o problema e ainda pode gerar processos judiciais, desonrar o nome de Deus e criar um desgaste necessário para você.
  • Crie o hábito de sempre postar algo positivo. Um texto bíblico, um clipe de música gospel, um trecho de uma pregação inspiradora, vídeos do louvor e do culto que você assistiu, além é claro de divulgar os programas de sua igreja e convidar seus seguidores. A meta é sempre deixar Jesus orgulhoso de nossa postura nas redes sociais e não envergonhado.

Por Cristiano Stefenoni

Deixe uma resposta