Quem precisa de um Salvador?

1492

“Ele nos resgatou do poder das trevas e nos trouxe para o reino de seu Filho amado, que comprou nossa liberdade e perdoou nossos pecados”. (Colossenses 1:13,14).

Numa de suas viagens Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos o que as pessoas diziam sobre quem ele era (Mt. 16.13), a resposta foi assustadora: “Elias; Jeremias ou um dos profetas” (Mt. 16.14). Elas estavam erradas, elas não sabiam de fato quem era Jesus: “…o Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mt. 16.16).

Chegou o fim do ano, vamos celebrar o natal, e a pergunta continua: Quem é Jesus? A resposta é importante e decisiva, afinal, de que adianta celebrar o natal, se você não precisa de um salvador.

Não é possível dissociar Jesus Cristo da obra da salvação. Deus aos nos enviar seu filho Jesus Cristo, NOS LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS – v. 13.  Não poderíamos libertar a nós mesmos da culpa e penalidade do pecado, mas Jesus libertou-nos. Estávamos em perigo de passar toda a eternidade nas trevas exteriores, longe de Deus, mas Cristo libertou-nos do poder das trevas. O império das trevas é a esfera em que Satanás exerce sua jurisdição, é o campo de ação de Satanás, dominando sobe os corações, as vidas e as atividades dos homens.

Estávamos na casa do valente (Mt 12:29), na potestade de Satanás (At 26:18), andando segundo o príncipe da potestade do ar (Ef 2:2). Mas Cristo nos libertou. É por isso que ele é o nosso Salvador.

Quando Deus nos salvou, ELE NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO SEU FILHO AMADO – v. 13. No mundo antigo quando um império obtinha vitória sobre outro, existia o costume de transladar inteiramente a população vencida a outro país. Deus não transportou os vencidos, mas os vencedores. Deus nos arrancou da casa do valente, da potestade de Satanás, do reino das trevas e nos transportou para o seu Reino, para o seu domínio e poder. Foi um translado das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da condenação para o perdão, do poder de Satanás para o poder de Deus. Assim como Deus libertou o seu povo da escravidão do Egito e o trouxe para a terra prometida, assim o Senhor nos transporta para o seu Reino.

Jesus comprou nossa liberdade, ou seja, ELE NOS REDIMIU – v. 14. A palavra redimiu significa libertar um prisioneiro ou um escravo pelo pagamento de um resgate (Ex 21:30). Paulo não está dizendo que o resgate foi pago a Satanás para que fôssemos libertos do reino das trevas. Por sua morte e ressurreição, Jesus satisfaz as demandas da lei de Deus e nos redimiu com o seu sangue (Ef 1:7). Satanás procura nos acusar, porque ele sabe que nós somos culpados de quebrar a lei de Deus. Mas o resgate pago por Cristo no calvário nos redimiu e agora estamos quites com a lei de Deus (Rm 8:33-34). Essa redenção implica em libertação da maldição (Gl 3:13) e em libertação da escravidão do pecado (Jo 8:34,36; Rm 7:14).

Por último, Jesus perdoou nossos pecados, ou seja, ELE NOS PERDOOU – v. 14. A palavra perdão significa deixar o outro livre ou cancelar a dívida. Cristo cancelou toda a dívida que tínhamos como escravos. Nossos débitos não podem mais nos escravizar. Satanás não pode encontrar mais nada nos nossos arquivos que possa nos condenar (Rm 8:33-34). A barreira entre o pecador e o Deus santo foi removida.

Se Jesus não tivesse vindo ao mundo, nada disso seria possível ou teria acontecido. É por isso que celebrar a vida e o nascimento de Jesus é tão importante: exatamente porque TODOS NÓS precisamos de salvador.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta