Qual é o lugar que Deus ocupa na sua vida?

2241

Se você fizesse uma lista das “coisas” mais importantes da sua vida, em que lugar Deus ficaria? – falo “coisa” porque não estou pensando só em pessoas, mas em tudo. Será que Deus seria o primeiro da sua lista? Sabe, muitos dizem que sim. Aliás, de acordo com o que a maioria fala, Deus realmente é amado acima de tudo, mas sabemos que na prática isso tudo é mentira.

Sei que as pessoas não gostam quando alguém fala esse tipo de coisa, mas a verdade deve ser dita. É muita cara de pau alguém dizer que Deus é “a coisa” mais importante, mas não demonstrar isso na prática. Vamos pensar um pouco?

Sabemos que quanto mais damos importância a algo, mais tempo dedicaremos a isso. Por exemplo: se você dá muita importância à prática de esportes, você dará bastante tempo a isso. Se você ama assistir aos jogos de futebol, você gastará muito tempo fazendo isso. Se você ama escrever, passará boa parte do seu tempo escrevendo… É sempre assim, você se dedica ao que tem mais importância para você. Concorda comigo?

Sendo assim, a pergunta é óbvia: você dedica boa parte do seu tempo a Deus? Se você não faz isso, é porque Deus não é tão importante assim e você fala que Ele é apenas por saber que deveria ser, só isso.

Quando Deus for o mais importante, você sempre buscará comunhão com Ele e uma das formas de comunhão é através da Bíblia. As pessoas vivem repetindo que amam a Deus acima de tudo, mas não o procuram, não leem a Bíblia com frequência. Veja o que disse o salmista: “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.” (Salmos 119:97). Ele meditava na Bíblia durante todo o dia. Por quê? Porque ele amava a Bíblia, queria mais comunhão com Deus. Ainda temos outro salmo: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119:11). Agora o salmista fala que escondia a palavra de Deus, para não pecar contra Ele. O salmista queria agradar a Deus e, para isso, examinava a Palavra. Quem realmente tem Deus como o mais importante buscará comunhão com Ele através da Palavra. Ainda temos mais um salmo: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1,2). Agora o salmista fala sobre como é feliz e abençoado aquele que medita na palavra de Deus. Ele sabia porque meditava. Além da necessidade que temos da comunhão com Deus, ainda somos abençoados toda vez que meditamos sobre as Escrituras. Quando Deus é importante para uma pessoa, ela O busca através da Sua Palavra.

Outra forma de comunhão com Deus é a oração. Quando paramos para examinar a vida de Jesus, vemos que a oração era fundamental para Ele. Se era fundamental para Jesus (o Deus Filho), tem de ser fundamental para nós também. Como dizer que Deus é o primeiro e não fazer da oração um hábito diário? Só se for mentira. Deus fala conosco através da Bíblia e nós falamos com Ele através da oração. Se Deus é o mais importante para você, com certeza a oração faz parte da sua agenda.

Já vimos que se Deus é o mais importante da nossa vida, buscaremos comunhão com Ele, mas acontecerá outra coisa também: Ele estará constantemente em nossos lábios. Veja o que diz a Bíblia: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6:45). Se Deus é o mais importante da sua vida, Ele deve estar constantemente em seus lábios. Não é para você ficar o dia todo dizendo “Deus, Deus, Deus, Deus…”, não é isso. Significa que você sempre estará cantando louvores a Deus: vários salmos falam sobre isso. Quer um exemplo? “Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Salmos 106:1). No Novo Testamento também encontramos um texto muito lindo sobre isso: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” (Colossenses 3:16). É interessante notar que não é só através da música, mas também, através de tudo que sai da nossa boca.

É muito triste ver pessoas que se dizem cristãs cantando toda essa indecência, imoralidade e obscenidade de muitas músicas modernas. Isso não é prática de quem realmente tem Deus como primeiro lugar na vida. Todo cristão deve tomar cuidado com o que fala, canta, escreve… aliás, é bom lembrar que o que sai do nosso coração também pode ser teclado ou digitado, sendo assim, o que temos postado em nossas redes sociais?  Há cristãos que postam muita besteira. Há outros que não postam besteira, porém não postam nada sobre sua fé também. Alguém pode perguntar: “O cristão é obrigado a postar sobre assuntos do Reino de Deus?”. Claro que não, entretanto ele fará isso constantemente se Deus estiver em primeiro lugar na vida dele, afinal, “da abundância do seu coração fala a boca.”.     

 Depois de tudo que foi exposto, creio ter ficado muito claro que toda pessoa dedica muito tempo ao que ela dá valor, dá mais importância.

Quando esse valor e essa importância são dados a Deus, o resultado é a busca da comunhão com Ele – através da oração e do estudo da Bíblia. Além disso, toda pessoa que ama a Deus acima de tudo terá o coração tão cheio disso que terá como hábito cantar e falar sobre as coisas do céu.

Sendo assim, eu lhe pergunto: qual é o lugar que Deus ocupa na sua vida?

Wanderson Miranda de Almeida
www.wandersonmiranda.com

Deixe uma resposta