Precisamos de mais fé

1508

“Naquele tempo, dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E di­ ziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Ma­ ria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não mo­ ram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé” (Mt 13.54-58).

Precisam os de mais fé, fo i o que Jesus ensinava. “Naquele tempo, diri­ gindo-se para a sua terra, Jesus ensina­ va na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?” (Mt 13.54).

Cristo ensinava em sua localidade; ensinava na sinagoga, local aonde os judeus se reuniam. Atualmente, as pes­ soas se reúnem nas casas, nas Igrejas etc. Esses lugares devem ser espaços de aprendizagem para falarmos das mara­ vilhas, do quanto é importante fazermos o bem, de cidadania, ética, cultura, pois, muita gente vive uma vida banalizada, sem valores, desperdiçando a oportuni­ dade de serem felizes, realizados. Tro­ cando as coisas de Deus pelas coisas desse mundo.

As pessoas admiravam a sabedoria de Cristo. Com um coração disposto a aprender podemos ser sábios estudando mais. Para tanto, devemos ser leitores, ouvintes e humildes de coração.

As pessoas admiravam os milagres de Jesus. Seja você um milagre, uma fonte de bênçãos para a vida do seu próximo. Especialmente os m ais po­ bres, aquelas pessoas que sofrem, os oprimidos, doentes, esquecidos, aban­ donados, etc. Que tenhamos um olhar de misericórdia.

Precisamos de mais fé – Jesus era simples

“Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?” (M t 13.55).

As pessoas achavam que era pouco provável de um homem simples saírem tantas virtudes. Como todas as famílias têm problemas, provavelmente, a família de Cristo também os tinham, pois, seus pais e irmãos eram pecadores. Cristo não teve uma fam ília sem pecado. E a nossa fam ília tam bém é imperfeita.

Nossos pais e irmãos podem ter falhado conosco, mas devemos perdoá-los. Cris­ to foi compreensivo e amável com a sua família. Devemos seguir o seu exemplo.

Cristo era uma pessoa simples, hu­ milde. E devemos ser como Ele. Traba­ lharmos para que a vaidade e a soberba, a arrogância e a prepotência, não tomem conta das nossas mentes, dos nossos corações.

Precisamos de mais fé – Jesus teve irmãs

“E suas irmãs não moram conosco? En­ tão, de onde lhe vem tudo isso?” (Mt 13.56).

Jesus teve irmãos e irmãs, filhos de José e Maria. A família de Jesus não era de eruditos. Seu pai era um carpinteiro.

Naquela época, os filhos desenvolviam a mesma profissão do pai. Mesmo não sendo oriundo de um berço de ouro (no sentido de uma família superestrutura- da), Jesus tinha qualidades reconheci­ das. Devemos buscar em Deus qualifi­ cação para as nossas vidas; um bom caráter, um bom coração, uma forma de falar, um jeito de tratar, um modo de agir que seja capaz de abençoar a vida dos outros. Deus pode nos dar isso.

Precisamos de mais fé – Jesus teve opositores

“E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” (Mt 13.57).

Ali, na sinagoga, muita gente ama­ va a Cristo e queria aprender com ele.

Queriam ampliar a fé com os seus en­ sinamentos. Mas também tiveram pes­ soas que fizeram oposição a Jesus. No entanto, Ele não brigou com ninguém.

Jesus disse que muitas vezes um pro­ feta não tem honra em sua casa. Pode ser que você esteja passando por um momento de oposição no seu trabalho, Igreja, ministério, aonde você mora, na sua família. Mas não brigue com essas pessoas. Ao contrário, libere perdão.

Ajude essas pessoas, ore por elas. Se elas são duras com você, retribua o mal com o bem.

Precisamos de mais fé – Jesus reco­ nheceu que muitos não tinham fé “E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé” (Mt 13.58).

Na sinagoga, em sua terra, em sua localidade, Jesus fez m ilagres, mas Cristo poderia ter feito m uito mais se as pessoas tivessem mais fé. Como vai a sua fé? Fraca ou forte? Se você está enfraquecido espiritualmente, o Senhor quer te levantar. Passamos por muitos problemas nesse mundo, pois, as afli­ ções são muito grandes. Mas o nosso olhar deve estar firm ado em Cristo.

Crer, confiar, acreditar, seguir, obede­ cer. Tudo isso devemos fazer em relação a Jesus. Ele quer fazer milagres na sua vida, na sua família, na sua Igreja, na so­ ciedade. E a fé deve ser uma constante em nossas vidas.

Precisamos de mais fé. Precisamos aprender com Jesus. Não deixarmos a dúvida, a incredulidade tom ar conta dos nossos corações. Cristo era sim ­ ples e devemos ter simplicidade. Jesus teve opositores e devemos amar os que fazem resistência contra nós. Cristo en­sinava. Que possamos ensinar. Vamos elevar a nossa fé, a nossa espiritualida­de. Fortalecendo os nossos vínculos, os nossos laços, a nossa amizade com Jesus. E crem os que Cristo realizará muitos milagres em nossas vidas, fa­mílias, Igrejas e na sociedade, para que vidas sejam salvas e transformadas.

Pr. Davi Nogueira

Deixe uma resposta