Porta Voz da Esperança

1465

“Ao ouvirem isso, pararam de levantar objeções e começaram a louvar a Deus, dizendo: “Vemos que Deus deu aos gentios o mesmo privilégio de se arrepender e receber a vida eterna!” (Atos 11. 18).

A igreja de Antioquia é um dos muitos milagres que Deus realizou no período da igreja primitiva. A igreja de Antioquia foi iniciada por crentes foragidos e perseguidos, ou seja, ela teria tudo para não dar certo. Na lógica humana, ela deveria ser composta por gente murmuradora e questionadora e que teria inúmeras razões para questionar a soberania e o amor de Deus em meio a brutal perseguição que sofreu, mas não foi assim.

De forma sobrenatural e milagrosa, Antioquia se mostrou uma igreja que contava com o favor de Deus: “A mão do Senhor estava com eles, e muitos desses gentios creram e se converteram ao Senhor” (Atos 11.21). Debaixo da boa mão do Senhor a Igreja de Antioquia se tornou uma porta voz da esperança para todos os povos.

Totalmente revestida pela graça de Deus (v.23), a igreja cresceu numericamente (vs. 21,24,26) e comprovou que uma agência que anuncia a verdadeira mensagem de esperança, cresce numericamente. A identidade da igreja e sua identificação popular foi a melhor possível: “Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez” (Atos 11.26). Nada mais poderoso do que uma igreja ter seus membros identificados como cristãos.

O grande êxito alcançado por Antioquia, ao ser uma agência que proclamava a esperança, é que ela se tornou uma igreja que deu total prioridade a Palavra de Deus (vs. 20,26; 13.1). Os cristãos estudavam a Palavra de Deus, percebiam a necessidade de anunciar a mensagem de salvação e de se colocarem a serviço do Reino de Deus.

Na igreja de Antioquia havia evangelistas (v. 20), havia mestres (v. 26; 13.1), havia profetas (13.1). Nunca haverá uma igreja forte, se não for dada ênfase na Palavra de Deus e se não houverem pessoas dedicadas ao ministério dos dons e serviços.

O que de forma muito “destacada” identificou Antioquia como uma porta voz da esperança, foi sua visão missionária (13. 2-3). A igreja se envolveu com os missionários que o Espírito Santo separou, eles jejuaram, oraram, ouviram a voz do Espírito Santo, e decidiram obedecer, quando impuseram as mãos sobre os missionários. Isso fez de fato dessa igreja, uma grande agência missionária. A verdade é que quando nos envolvemos com a salvação dos outros, paramos de olhar para nós mesmos. Por isso Antioquia foi uma igreja para fora, para o mundo e não adoecida e envolta com seus próprios problemas.

Nosso desafio de hoje é despertar a nós mesmos e a nossa igreja, a comunidade de fé que amamos e onde servimos a sermos porta vozes da esperança. Oremos e trabalhemos para que nossa igreja seja uma porta vos da esperança e cada um dos seus membros seja chamado de cristão.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta