Podemos confiar na Bíblia?

1700

Os cristãos acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus, a sua regra de fé e de prática. O que a Bíblia possui de tão especial para receber tamanha confiança?

1) A arqueologia confirma as afirmações da Bíblia. Em 1955, o pesquisador alemão Werner Keller publicou um livro chamado “E a Bíblia Tinha Razão”. Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos, esta obra comprova a veracidade da Bíblia.

2) A antiguidade, a quantidade e a qualidade dos manuscritos conferem credibilidade à Bíblia. Os mais antigos e numerosos pergaminhos que existem são dos textos bíblicos. O conteúdo dos “Manuscritos do Mar Morto” (datados do Século I aC) é basicamente igual ao dos manuscritos datados do Século VI dC. Isso demonstra o cuidado dos copistas.

3) As profecias confirmam a inspiração divina da Bíblia. Existem muitas previsões do Velho Testamento que se cumprem, em detalhes, no Novo. Por exemplo: leia o Salmo 22 e Isaías 53, e depois compare o que está escrito com aquilo que aconteceu no Calvário.

4) Escritores seculares confirmam as declarações da Bíblia. Tácito, Plínio, Suetônio, Luciano, Celso e o Talmude (todos do Século I dC) fazem referência a Jesus. Flávio Josefo, um judeu do Século I, escreveu: “Na época de Pilatos, havia um homem sábio chamado Jesus. Sua conduta era boa e ele era conhecido por ser virtuoso. Pilatos condenou-o à crucificação e à morte. Mas aqueles que se tornaram seus discípulos não abandonaram seu discipulado, antes relataram que Jesus havia reaparecido três dias depois de sua crucificação e que estava vivo”.

5) Cristo reconheceu a autoridade da Bíblia. Até os descrentes concordam que Jesus foi um grande homem. Então, por que não levar a sério o que ele disse? Cristo falou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39). “A Escritura não pode falhar” (Jo 10.35). “Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra” (Mt 5.18).

6) O testemunho dos autores confere credibilidade à Bíblia. Todos os livros do Novo Testamento foram escritos no Século I dC. Seus nove autores foram testemunhas oculares daquilo que registraram, e seus relatos concordam entre si. Por não renegá-los, eles foram perseguidos, torturados e até mortos.

Existem razões suficientes para acreditarmos que a Bíblia diz a verdade, e que ela é aquilo que alega ser. As escrituras das outras religiões não possuem as sólidas credenciais dos textos bíblicos. Mas nós podemos confiar na Palavra do Senhor.

Pr. Marcelo Aguiar

Deixe uma resposta