E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; (Mateus 25.31-34).
É comum, em muitas pastagens, que os bodes fiquem juntos com as ovelhas. Porém, no final da tarde, com o chamado do pastor, as ovelhas com prontidão obedecem a ele, mas os bodes o ignoram. Além disso, as ovelhas são muito mais valiosas que os bodes, por conta de sua produção de lã. A lã branca das ovelhas pode ser destacada como símbolo de pureza e de justiça, ao contrário da pelagem malhada e manchada dos bodes. Desde o Antigo Testamento, a figura do bode é utilizada para se referir ao ímpio, à conduta de pecado ou ao mal. As ovelhas simbolizam os justos, os que seguem o Salvador, com mansidão e obediência.
Já os bodes simbolizam os incrédulos, com seu comportamento inconsequente, desobediente e destrutivo. A ovelha, quando é repreendida, chora, o bode quando é repreendido agride. A natureza da ovelha é ser mansa; a natureza do bode é ser revoltado. A ovelha não consegue viver longe do rebanho, o bode não consegue viver no meio do rebanho.
A ovelha ouve a voz do pastor, o bode não. A ovelha está em Cristo, o bode não. A ovelha frutifica, o bode não. Mas, existem ovelhas imaturas que ainda agem como bodes, agredindo, revoltando-se e em desarmonia com o rebanho. Por isso, a necessidade de nos apropriarmos diariamente dos benefícios da obra da Cruz em nossa identificação com Cristo. A morte de Jesus, o sepultamento e a Ressurreição. A verdadeira ovelha do Pastor morreu para o pecado, foi sepultada para esse mundo e foi ressuscitada para uma nova vida em Cristo.
Ainda confundimos muitos bodes com ovelhas, porém chegará o dia em que serão claramente separados pelo Senhor. Você realmente ouve a voz do Pastor? Você é ovelha ou bode?
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. (João 10.26-29).
Por Pedro Medeiros