“E lhe disse: “Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: ‘Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo’ “. Então Samuel foi se deitar. O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: “Samuel, Samuel!” Então Samuel disse: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”. (1 Samuel 3.9,10).
No início da Ação Jesus Transforma, durante o comissionamento, momento em que oramos pelas pessoas que irão trabalhar nas diversas áreas, foi impressionante ver como Deus falou ao coração dos irmãos e irmãs, levando-as à frente para aquele momento. A quantidade de pessoas que estavam disponíveis para fazer a obra do Senhor era muito grande. Que alegria poder ver como Deus tem falado conosco e como temos tido a sensibilidade para ouvi-lo.
Neste capítulo do livro do profeta Samuel, a palavra de Deus explica como isso funciona. Somente um coração quebrantado, um espírito de servo(a) e alguém que conheça a Bíblia é capaz de ouvir e discernir sobre o chamado e identificar a voz de Deus lhe falando.
“Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada.” (1 Samuel 3.7)
As Escrituras são a nossa referência para identificar a voz de Deus falando conosco, por isso a dificuldade de Samuel em perceber que era o próprio Deus falando com ele. Assim também somos nós, precisamos entender que a principal maneira de Deus se revelar aos seus filhos é através da Bíblia, que é a Sua palavra. Dessa forma, é fundamental termos uma vida de oração, fazermos a nossa devocional, lermos e meditarmos diariamente na Palavra de Deus, pois estas práticas fortalecem a nossa fé e quebrantam os nossos corações para estarmos sensíveis à voz do Senhor.
Não devemos ler a Bíblia como uma obrigação, mas sempre na expectativa de ouvirmos o Senhor. Neste sentido, ainda há outras maneiras que nos ajudam a fortalecer o nosso espírito: as pregações, a escola bíblica dominical (EBD) e os estudos bíblicos. Lembre-se sempre que tudo isso precisa ser feito com amor, alegria e com disposição para aprender.
Concluindo, para ouvir o Senhor temos que acalmar a nossa mente e o nosso coração. Precisamos lutar para impedir que as tempestades de pensamentos, as nossas ansiedades e inquietações, o nosso ativismo abafem a voz do Espírito Santo em nós. Deus nos fala na brisa suave, na voz mansa, cuidando de cada um de nós nos momentos de aflição, de angústia e de dor.
“O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.” (1 Reis 19.11,12)
E você, tem conseguido ouvir a voz de Deus falando contigo? Ele te chama: “Vem, vem, filho amado! Vem como estás!” Ele vai te transformar! Sim! Só Jesus transforma, salva, cura e liberta!
Pr. Marcos Dias – Pastor Auxiliar da Família – PIBN