O tanque de Betesda – Olhando para o lado errado

344

Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar… (João 5.2-9).

Jesus visita um tanque chamado Betesda, onde havia uma multidão de enfermos ao redor. Estavam ali esperando ver um movimento na água feito por um anjo. Aquele que conseguisse entrar primeiro no tanque assim que a água se movesse seria curado.

Muitos cegos e aleijados ali, fica difícil imaginar como conseguiam entrar a tempo de aproveitar a cura pelo movimento da água. Os cegos não enxergavam a água se mover, e os coxos não tinham agilidade alguma para cumprir a labuta.

Independente se você entende que o anjo no tanque era uma lenda local ou se realmente aquilo acontecia, o que percebemos é que o paralítico realmente acreditava e estava ali há trinta e oito anos. O ponto mais importante é que espiritualmente, todas aquelas pessoas estavam na mesma condição, incapazes de fazer qualquer coisa para se salvarem.

Muitos esperavam por um sinal do anjo para executar algum tipo de ação e se livrar de suas adversidades, e atualmente ainda há muita gente ocupada com anjos e sinais visíveis.

O que não percebiam é que os seus problemas decorriam do estado de pecadores perdidos. Aqueles enfermos no tanque de Betesda estavam olhando para a direção errada, esperando a salvação por seu esforço próprio, por algum anjo ou sinal. Porém o único que poderia salvá-los estava bem ali, mas ninguém olhava para Jesus. (Rm 3.11) Por isso a iniciativa parte do Salvador, Ele pergunta ao homem se quer ser curado, mas o miserável enfermo estava tão apreensivo com suas limitações, que argumentou que não havia ninguém para colocá-lo no tanque no momento certo. Mas para que tanque? Sempre bastou apenas uma palavra do Senhor para coxos andarem, cegos enxergarem e mortos ressuscitarem.

Não se trata de um sistema religioso, mas de uma pessoa. O inimigo deseja que multidões continuem escravas das dúvidas e incertezas. Se você deseja ser liberto da escravidão do pecado e ter uma nova vida, por que continua olhando para si ou para qualquer outra coisa que não seja Jesus e sua obra consumada na Cruz?

Você já nasceu de novo? Já se arrependeu? Crê que morreu para o pecado e ressuscitou com Cristo? Que o Espírito Santo revele essa união maravilhosa que temos com nosso Senhor e Salvador.

Por Pedro Medeiros

Deixe uma resposta