O que acontece no Alto do Monte

1412

O Sinai é um monte que entrou para a História. Também chamado de Horebe, ele é formado de granito e porfírico, chega à altitude de 2.246 metros, e se encontra ao sul da península que separa a África da Ásia. A Bíblia o chama de “Monte de Deus”.

Certa vez, Moisés passou quarenta dias e quarenta noites no alto do Sinai. Ali o Senhor lhe deu as tábuas com os dez mandamentos, as instruções para a construção do tabernáculo e uma série de preceitos. Infelizmente, enquanto isso os israelitas acreditaram que o seu líder estava demorando muito, fizeram um bezerro de ouro e atraíram a ira divina.

Essa conhecida história nos traz importantes lições. E a primeira delas é: ainda que nada pareça estar acontecendo, no alto do monte o Senhor está operando.

Um aparente silêncio não significa inatividade, e sim cuidadosa preparação. Você se angustia com a espera? No alto do monte, Deus está preparando bênçãos para você.

A segunda lição que devemos aprender é a seguinte: a impaciência pode nos levar ao pecado. Nossa fé é provada quando nos vemos desafiados a aguardar pelo tempo de Deus, que é “kairós”, e não “chronos”. Como escreveu Joyce Meyer: “A paciência não é a virtude de esperar, mas a virtude de manter uma boa atitude enquanto se espera”.

Finalmente, devemos extrair da experiência do povo no deserto a seguinte lição: jamais troque o verdadeiro pelo confortável. Servir a um deus que pudesse ser visto e tocado poderia parecer ser algo mais fácil aos olhos dos israelitas, mas não fomos chamados para fazer o fácil, e sim o certo. É a verdade – e não a facilidade – que liberta.

Neste exato momento, algo está acontecendo no alto do monte. Talvez você não possa ver, entretanto, você pode crer. Espere pela hora certa, renove a sua fé no Senhor. Diga a Deus: “Pai, tu és único!”. E permaneça com ele!

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta