O Perigo da Distinção

741
Foto: Freepik.

William S. Plumer, séc 19, disse que “não existe paixão pior do que a inveja.” E o salmista Davi indaga: Por que olhais com inveja, ó montes elevados, o monte que Deus escolheu para sua habitação? O SENHOR habitará nele para sempre. Salmos 68:16.

O poeta sacro se refere aqui ao monte Hermon e sua cordilheira de montes bem altos, porém o Senhor passou por cima deles e escolheu o montículo de Sião como Sua habilitação e como trono do Seu governo. Watchman Nee foi preciso ao dizer: “Invejar o chamado de outra pessoa pode destruir seu próprio chamado.”

Alguém também disse que: “se a inveja fosse febre todo mundo estaria doente.” É difícil nos contentarmos em sermos o que somos ou em termos o que temos. Como diz o provérbio: “o quintal do vizinho é sempre mais verde.”

“Conta uma lenda que, certa vez, uma serpente começou a perseguir um pobre vagalume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, e, a serpente nem pensava em desistir. O vaga-lume fugiu o primeiro dia, fugiu o segundo dia e nada da serpente desistir. No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra: – Posso te fazer três perguntas?

– Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo

pode perguntar – disse a cobra.

– Pertenço a sua cadeia alimentar?

– Não – respondeu a cobra.

– Eu já te fiz algum mal?

– Não – continuou ela.

– Então, por que você quer acabar comigo?

– Porque eu não suporto ver você brilhar – disse, finalmente, a serpente.”

Esse é o problema por detrás da inveja. Não posso aceitar que esse montículo de Sião, insignificante, tenha sido escolhido como a habilitação do Altíssimo. EU, o Monte Hermon, sou o mais elevado e imponente em Israel e é em mim que Deus deve morar.

Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu pessoas tolas do mundo para envergonhar as sábios e escolheu aquelas que são fracas do mundo para envergonhar as fortes. E Deus escolheu as humildes do mundo, e as desprezadas, aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus. 1 Coríntios 1:26-29.

Que tal! Cada um de nós tem o seu lugar na casa de Deus. O problema é que muitas vezes não nos contentamos com o lugar que Deus nos colocou. Seria isso?

Pr. Glenio Fonseca

Deixe uma resposta