O Pai que todo filho precisa

1924

Ser pai é o maior privilégio e a maior alegria de um homem. Infelizmente, nem todos sabem valorizar esse privilégio e essa alegria.

Existem alguns pais problemáticos: o “pai turista” (mal para em casa), o “pai zumbi” (não tem nada na cabeça), o “pai telefone de repartição pública” (nunca atende), o “pai freezer” (só dá gelo), o “pai vela” (é apagado), o “pai rádio quebrado” (nem liga)…

Todo filho precisa de um pai que esteja presente. Ele deve ser o homem da casa, o chefe da família, o sacerdote do lar. E, como tal, precisa estar presente fisicamente e emocionalmente. Tem que ser bom observador, e bom ouvinte também. Pai, tenha sempre tempo para os seus filhos! Conserve os olhos, os ouvidos e o coração abertos!

Todo filho precisa de um pai que seja sábio. O homem precisa ser pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Às vezes um pai se esforça para estar presente e tem boas intenções, mas fracassa em sua missão por falta de discernimento. É por isso que você, pai, deve ser um homem de oração. Afinal, o Senhor é a fonte da verdadeira sabedoria.

Todo filho precisa de um pai que seja persistente. A paternidade não é para os fracos. Os pais enfrentam muitas lutas, mas não podem pensar em desistir. Na Parábola do Filho Pródigo, Jesus falou sobre um pai que nunca deixou de esperar pela volta do filho. Você precisa ser perseverante. Não entregue os pontos. Não jogue a toalha. Não abaixe as mãos.

Todo filho precisa de um pai que tenha fé. O Novo Testamento conta a história de alguns filhos que foram abençoados por causa da fé de seus pais, como a filha de Jairo, o menino endemoninhado e o garoto que foi curado à distância. Todo pai terreno pode contar com o auxílio do Pai celestial, e tem o privilégio de ouvir de seus filhos a mesma palavra que o Criador escuta em cada oração: “Pai”. Todo pai deve, portanto, ser um homem de fé.

Seja o pai de quem o seu filho precisa… porque você tem o Pai de quem você precisa!

Hoje, damos graças a Deus por nossos pais… e damos graças a ele por ser o nosso Pai!

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta