Esta é uma firmação segura. O líder como facilitador é um novo conceito de liderança. O líder não deve ser obstáculos, mas elemento comprometido com o fluxo de informações acessíveis para os seus liderados. Ser facilitador significa contribuir para que as tarefas sejam realizadas de forma eficiente. Pessoas certas, nos lugares certos e pelas razões certas formam a filosofia do líder facilitador. Jesus era um facilitador para que os propósitos do Pai fossem cumpridos. Ele orou a noite inteira para a escolha de doze homens que O ajudariam na empreitada de buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10).
O facilitador chama, convive, dá o exemplo, treina e envia para a missão. Ele não é um teórico. O liderado aprende a fazer fazendo. Jesus sempre levava Seus discípulos para que olhassem o que Ele fazia. Enquanto caminhavam, Ele os ensinava. Como facilitador, o líder é um elemento comprometido com a organização e o organismo de forma apaixonada, pois o elemento humano é fundamental para o trabalho que realiza. Assim era Jetro, pois ele ensinou Moisés a trabalhar de forma mais eficiente (Êxodo 18.1-27).
Sonhar, abrir caminhos, perseguir metas, estabelecer estratégias, avaliar performance e motivar, são procedimentos do facilitador. À semelhança do professor, ele não ensina, mas estimula os liderados ou facilitados a aprenderem. O facilitador é visionário, firme em suas convicções, motivador, empreendedor, mobilizador, sensível, sincero, zeloso e ama o que faz. Ele nunca se acomoda, mas procura estar engajado no trabalho de forma criativa. Ele é um investidor em talentos. O seu prazer é formar pessoas para serem úteis aos semelhantes. Facilitador forma facilitadores.
O apóstolo Paulo foi um facilitador que gerou facilitadores. Vemos os casos de Tito, Timóteo, Barnabé, Epafrodito e Tíquico. Ao lermos Romanos 16, observamos o reconhecimento do velho apóstolo aos seus facilitadores Aquila e Priscila, chamados de seus cooperadores; outros nomes como Epêneto, Maria, Andrônico, Júnias, Amplíato, Urbano, Estáquis, Apeles, Aristóbulo, Herodião, Narciso, Trifena, Trifosa, Rufo, Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas, Filólogo, Júlia, Nereu, Olimpas, Lúcio, Jasom, Sosípatro, Tércio, Gaio, Erasto, Quarto. Todos estes irmãos eram pessoas de valor, proativos e, portanto, facilitadores no exercício do ministério cristão, na expansão do evangelho de Cristo. Esta é uma galeria de gente facilitadora, qualidade excelente. Devemos imitar o seu exemplo.
Que cada um de nós seja um líder facilitador, comprometido com a ética e a prática bem-sucedida de Jesus de Nazaré. O Seu alvo era buscar e salvar o homem perdido. Toda a Sua vida estava comprometida com essa meta. Ele deu a Sua própria vida por nós! Os Seus discípulos, líderes ou não, são facilitadores. São pessoas apaixonadas pelo que fazem. Não se contentam com o bom, mas buscam o ótimo, excelente. Líder facilitador é proativo, incisivo, criativo e altamente qualitativo. Devemos ser facilitadores no lar, na igreja empresa, escola, universidade, sociedade e no país. Líder, você é uma pessoa facilitadora?
Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
www.oswaldojacob.com