O engano travestido de verdade

938
Foto: Reprodução.

No relato de Lucas em Atos 16, o apóstolo Paulo e Silas, ao passar pela cidade de Filipos na Macedônia, encontrou certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, temente a Deus numa reunião de oração, a qual, depois de ser batizada os recebeu em sua casa. No dia seguinte, ao sair para o local de oração, uma jovem possessa de espirito adivinhador e que com isso, dava lucro aos seus senhores, dizia dia a pós dia quando passavam: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Atos 16:17.

Paulo, após ouvi-la falando assim, indignado, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu. Atos 16:18. Por qual motivo Paulo expulsou esse espírito da jovem? Esse fato não era inédito no Novo Testamento.

Jesus, o Filho de Deus, já havia passado por esse tipo de coisa e rejeitou o testemunho de espíritos malignos (Mc 3.12; Lc 4.34-35; Lc 4.41). Jesus silenciou esses espíritos na hora do reconhecimento de Sua divindade e majestade.

Essa jovem estava possessa de um espirito maligno que a escravizava. Ela era escrava dos seus senhores e do espirito do mal. Ela também era escrava do pecado e precisava ser liberta por Jesus Cristo. O Espirito Santo deu discernimento ao apóstolo sobre o engano que estava por trás da confissão dessa jovem. Hoje, muitos de nós dá crédito a falsos profetas que, travestidos de filhos de Deus, enganam com mentiras e feitiçaria.

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. 1 João 4:1-3 As diferenças entre o verdadeiro e o falso nem sempre são óbvias. Um relógio Rolex verdadeiro tem várias características que podem ser observadas para constatar sua autenticidade. No entanto, um observador não muito cuidadoso pode facilmente ser enganado com um artigo falso.

Tome cuidado! Quando alguém anunciar um evangelho em que Jesus Cristo não é suficiente, esse pregador é falso. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. Gálatas 1:9. O Evangelho puro e simples de Jesus Cristo não aceita negócio e nem participação de obras humanas. Jesus Cristo é suficiente para salvar do mais vil pecador ao mais ilustre dos homens, ambos estão na mesma condição e carecem da graça de Deus.

Quando um pregador colocar sua figura ou de outro, que não seja a de Jesus Cristo como o centro, não tome como verdade sua pregação. Assim como o Diabo, um pregador sem o Novo Nascimento quer exaltar a si mesmo. Muitas vezes sua atitude parecerá de piedade, mas se a exaltação for para o homem, esse tal não está sendo fiel ao verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

Por último, o Evangelho de Jesus Cristo não coloca o pecador aos “pés da cruz” e nem ao lado. Jesus Cristo ao ser levantado da terra na cruz, atraiu o pecador a Si para morrer juntamente com Ele. O nosso Senhor e Salvador não reforma uma pessoa, Ele transforma em uma nova criatura pela morte e ressureição. Não se deixe enganar, o que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. João 3:6-7.

Pr. Eric Gomes do Carmo

Deixe uma resposta