O Dia dos Pais e o Quinto Mandamento

827
Foto: Reprodução.

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12).

No próximo domingo se comemora do Dia dos Pais. Muitos pais ausentes aparecerão. Muitos filhos que há muito tempo não abraçam os pais o farão, ainda que por segundos. Domingo o quinto mandamento será lembrado. E é bom que seja, pois ele é um divisor de águas. O quinto mandamento divide o decálogo sagrado. Honrar pai e mãe ou não honrá-los define o destino de filhos. Há três lições à luz do quinto mandamento que passo a compartilhar antecipando as reflexões do Dia dos Pais:

Primeira, honrar pai é uma evidência clara de temor a Deus. Honrar pai e mãe é mais que o quinto mandamento é um divisor de águas. O quinto mandamento é significativo, pois os quatro primeiros mandamentos se relacionam com Deus. Os outros seis com o próximo. Honrar o pai e a mãe está exatamente no meio. É impossível alguém dizer que ama a Deus e não cumpre o quinto mandamento. Quem não honra o pai como terá facilidade para se relacionar com as pessoas e honrá-las também? Por trás de um filho que não honra pai, se esconde alguém que vive em solidão e a espiritualidade é vazia.

Segunda, honrar o pai é o primeiro mandamento com promessa. Todos alardeiam esta verdade, mas nem todos acreditam nela. Deus pavimenta a estrada da vida para aqueles que honram pai e mãe. Deus tem prazer em abençoar quem honra o pai. Honrar pai e mãe é o elixir da vida. Não podemos desperdiçar os dias que o Senhor nos dá na terra para desonrarmos nosso pai. Vida longa aos filhos que honram seus pais!!!

Terceira, honrar pai é um mandamento incondicional. Honrar significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar pai é respeitá-los não apenas pelo mérito, mas pela posição. Muitos pais são dignos de respeito e amor, dignos de serem honrados. Outros, nem tanto, pois são pais malvados, abandonaram aos filhos, espancaram e por isso mesmo alguns filhos poderão achar difícil honrá-los. No entanto, ninguém está isento de honrar o pai, não importa quão difícil isso possa parecer, a ordem é “honra teu pai” e a recompensa é vida. Vida emocional, vida espiritual, vida existencial!

A observância ou não do quinto mandamento deixa claro como é nossa relação vertical com Deus e horizontal com as pessoas. Filhos que honram pai têm vida longa para um dia também virem a ser honrados pelos seus próprios filhos. Faça do Dia dos Pais um motivo para a glória de Deus, pois Deus é glorificado na vida dos filhos que honram seus pais.

Em Cristo,

Pr Manoel Neto

Deixe uma resposta